Mecanismos de resistência às quinolonas em Salmonella spp.

Autores

  • Roberta Barreiros de Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Marciane Magnani Universidade Estadual de Londrina
  • Tereza Cristina Rocha Moreira de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n2p413

Palavras-chave:

Fluoroquinolonas, Mutações, Salmonelose

Resumo

A salmonelose é uma zoonose de importância mundial e uma das mais freqüentes doenças de origem alimentar. As fluoroquinolonas são a principal opção para o tratamento de salmoneloses graves ou sistêmicas. Esta revisão de literatura teve como objetivo apresentar os principais mecanismos envolvidos na resistência de Salmonella spp a estes antimicrobianos. Mutações de ponto na Região Determinante de Resistência à Quinolona (QRDR) do gene gyrA podem gerar altos níveis de resistência a quinolonas não-fluoradas, além de reduzir a suscetibilidade as fluoroquinolonas. Outros mecanismos de resistência que também precisam ser considerados são as mutações no gene parC, a possibilidade do envolvimento de plasmídios de resistência e o sistema de efluxo ativo. A resistência às fluoroquinolonas ainda é incomum em Salmonella spp., quando comparada a outros gêneros da família Enterobacteriaceae. No entanto, o uso criterioso de fluoroquinolonas na medicina humana e veterinária é essencial para reduzir a pressão seletiva e evitar a emergência e disseminação de clones resistentes, mantendo o espectro de ação e a eficácia clínica desta classe terapêutica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberta Barreiros de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Ciência de Alimentos, Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Londrina, - C.P: 6001, CEP: 86051-970, Londrina-Pr.

Marciane Magnani, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Ciência de Alimentos, Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Londrina,, - C.P: 6001, CEP: 86051-970, Londrina-Pr.

Tereza Cristina Rocha Moreira de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Professora Associada Doutora do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Londrina, - C.P: 6001, CEP: 86051-970, Londrina-Pr.

Downloads

Publicado

2010-07-30

Como Citar

Souza, R. B. de, Magnani, M., & Oliveira, T. C. R. M. de. (2010). Mecanismos de resistência às quinolonas em Salmonella spp. Semina: Ciências Agrárias, 31(2), 413–428. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n2p413

Edição

Seção

Artigos de revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>