Posição do racemo e do fruto na qualidade fisiológica de sementes de mamona durante o armazenamento

Autores

  • Carla Gomes Machado Universidade Estadual de São Paulo
  • Cibele Chalita Martins Universidade Estadual de São Paulo
  • Simério Carlos Silva Cruz Universidade Estadual de São Paulo
  • João Nakagawa Universidade Estadual de São Paulo
  • Francisco Rafael da Silva Pereira Universidade Estadual de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n2p301

Palavras-chave:

Ricinus communis L., Posição da infrutescência, Conservação, Deterioração, Oleaginosa

Resumo

O trabalho teve por objetivo determinar a influência da posição do racemo na planta, do fruto no racemo e do armazenamento na qualidade fisiológica de sementes de mamona (Ricinus communis L.) da cultivar AL Guarany 2002. Os tratamentos foram: posição do racemo na planta (primário, secundário e terciário) e posição dos frutos no racemo (inferior, médio e superior). Depois da extração dos frutos, as sementes foram armazenadas em condições ambientais para avaliações trimestrais de qualidade fisiológica até os doze meses. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com parcelas subdivididas. Na parcela foi estudado o fatorial e nas subparcelas os tempos de armazenamento. Foram determinados no momento da colheita e aos três, seis, nove e doze meses o grau de umidade das sementes, a germinação e o vigor (primeira contagem do teste de germinação, envelhecimento acelerado, crescimento e massa de matéria seca de plântulas). A posição do racemo e dos frutos no racemo em mamoneira não influencia a porcentagem de germinação de sementes de mamoneira. Com o decorrer do armazenamento a dormência das sementes diminui e aumenta a porcentagem de plântulas anormais, a massa de matéria seca, o comprimento total, de raiz e de hipocótilo das plântulas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla Gomes Machado, Universidade Estadual de São Paulo

Eng. Agrº., Doutorando do Departamento de Produção Vegetal, FCA/UNESP.

Cibele Chalita Martins, Universidade Estadual de São Paulo

Eng. Agrº., Drª., Professora , Departamento de Produção Vegetal, FCA/UNESP, Rua José Barbosa de Barros, 1780, Caixa Postal 237, Fazenda Experimental Lageado, CEP 18610-307, Botucatu, SP.

Simério Carlos Silva Cruz, Universidade Estadual de São Paulo

Eng. Agrº., Doutorando do Departamento de Produção Vegetal, FCA/UNESP.

João Nakagawa, Universidade Estadual de São Paulo

Eng. Agrº., Dr., Professor Titular Aposentado, Departamento de Produção Vegetal, FCA/UNESP, Rua José Barbosa de Barros, 1780, Caixa Postal 237, Fazenda Experimental Lageado, CEP 18610-307, Botucatu, SP.

Francisco Rafael da Silva Pereira, Universidade Estadual de São Paulo

Eng. Agrº., Doutorando do Departamento de Produção Vegetal, FCA/UNESP.

Downloads

Publicado

2010-07-30

Como Citar

Machado, C. G., Martins, C. C., Cruz, S. C. S., Nakagawa, J., & Pereira, F. R. da S. (2010). Posição do racemo e do fruto na qualidade fisiológica de sementes de mamona durante o armazenamento. Semina: Ciências Agrárias, 31(2), 301–312. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n2p301

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>