Tolerância da maçã ‘Fuji’ a baixas temperaturas durante o armazenamento em atmosfera controlada

Autores

  • Auri Brackmann Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcelo Ceretta Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
  • Alessandro Dal'Col Lúcio Universidade Federal de Santa Maria
  • Josuel Alfredo Vilela Pinto Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rogério Oliveira Anese Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1489

Palavras-chave:

Malus domestica, Pós-colheita, Conservação, Temperatura.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a tolerância da maçã cultivar ‘Fuji’ a baixas temperaturas durante os diferentes períodos, no início ou no final do armazenamento, bem como o seu efeito na qualidade do fruto. Os tratamentos constituíram-se de temperaturas (–0,5°C, –0,8°C e –1,6°C), durante oito meses de armazenamento ininterruptos em atmosfera controlada (AC - 1,0kPa de O2 + < 0,5kPa de CO2), e da combinação destas temperaturas em diferentes períodos de tempo no início ou no final do armazenamento. As análises de qualidade foram realizadas após oito meses de armazenamento mais sete dias de exposição à temperatura de 20°C. Para maçãs cultivar Fuji, temperaturas de –0,8°C, ou inferior, quando usadas no início do armazenamento, provocam maior degenerescência causada por baixa temperatura e tendem a causar mais podridões. No entanto, a temperatura de –0,8°C pode ser usada no final do armazenamento, assim mantendo melhor a qualidade da maçã ‘Fuji’ durante o armazenamento em atmosfera controlada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Auri Brackmann, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1978), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1984) e doutorado em Ciências Agrárias - Universitat Hohenheim (1990), Alemanha. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Fisiologia Pós-Colheita, atuando principalmente nos seguintes temas: armazenamento, conservação, qualidade, atmosfera controlada e pós-colheita de frutos hortaliças e flores. Orientou 35 alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) e publicou 165 artigos em periodicos científicos.

Marcelo Ceretta, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1999) e doutorado em Agronomia - Fruticultura de Clima Temperado, pela Universidade Federal de Pelotas (2003). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia pós-colheita, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisiologia pós-colheita, armazenamento refrigerado, armazenamento em atmosfera controlada, Armazenamento de frutas como pêssego e maçã. Atualmente trabalha no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Unidade Técnica Regional de Agricultura (UTRA) de Santa Maria-RS, na área de fiscalização, auditorias, no controle fitossanitário de produtos vegetais. Faz parte do Núcleo da produção Orgânica do Ministério da Agricultura do Rio Grande do Sul.

Alessandro Dal'Col Lúcio, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espirito Santo (1994), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) [Jaboticabal] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é membro do conselho - The International Biometric Society Região Brasileira, RBRAS/IBS, Brasil, professor associado II e coordenador de iniciação científica da pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Experimentação Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de experimentos, precisão experimental, ambiente protegido, amostragem e variabilidade

Josuel Alfredo Vilela Pinto, Universidade Federal da Fronteira Sul

Engenheiro Agrônomo, Mestre e doutorando em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professor assistente I da Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Laranjeiras do Sul, Paraná. Tem experiência na área de Fisiologia pós-colheita, umidade relativa, atmosfera controlada e manejo das variáveis físicas do ambiente.

Rogério Oliveira Anese, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Curso Técnico Agrícola pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul (2007). Atualmente é colaborador da Universidade Federal de Santa Maria, na área de Ciencia e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em armazenamento de alimentos.
Departamento de Fitotecnica

Area: Fisiologia Pós-colheita

Downloads

Publicado

2011-10-14

Como Citar

Brackmann, A., Ceretta, M., Lúcio, A. D., Pinto, J. A. V., & Anese, R. O. (2011). Tolerância da maçã ‘Fuji’ a baixas temperaturas durante o armazenamento em atmosfera controlada. Semina: Ciências Agrárias, 32(4), 1489–1496. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1489

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)