AIB e substratos no enraizamento de estacas de pessegueiro ‘Okinawa’ coletadas no outono

Autores

  • Carina Cardoso Universidade Estadual de Londrina
  • Lilian Yukari Yamamoto Universidade Estadual de Londrina.
  • Edilene Aparecida Preti Universidade Estadual de Londrina
  • Adriane Marinho de Assis Universidade Estadual de Londrina
  • Carmen Silvia Vieira Janeiro Neves Universidade Estadual de Londrina
  • Sérgio Ruffo Roberto Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1307

Palavras-chave:

Prunus persica (L.) batsch, Raízes, Propagação, Vermiculita, Casca de arroz carbonizada.

Resumo

A propagação de porta-enxertos de pessegueiro é feita normalmente por meio de sementes, mas esse processo pode levar à perda de características genéticas desejáveis, como a resistência a nematóides do gênero Meloidogyne apresentada pelo porta-enxerto ‘Okinawa’. O objetivo deste trabalho foi avaliar o enraizamento de estacas de pessegueiro ‘Okinawa’ tratadas com ácido indolbutírico (AIB) em diferentes substratos, no outono. As estacas foram submetidas à aplicação de AIB em três concentrações (0; 1.000 e 2.000 mg L-1) por imersão rápida da base das estacas, em três substratos (areia, vermiculita e casca de arroz carbonizada). A estaquia foi realizada em caixas plásticas contendo os substratos, em câmara de nebulização. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com 5 repetições em arranjo fatorial 3 x 3, sendo cada parcela composta por 10 estacas. Após 108 dias verificou-se que a aplicação de AIB na concentração de 2.000 mg L-1 mostrou-se mais eficiente no enraizamento das estacas de pessegueiro nos substratos casca de arroz carbonizada e vermiculita, com enraizamento de 58 a 68%.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carina Cardoso, Universidade Estadual de Londrina

Aluna de Pós-Graduação em Agronomia, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Caixa Postal 6001, 86051-990, Londrina, PR. Bolsistas CAPES.

Lilian Yukari Yamamoto, Universidade Estadual de Londrina.

Aluna de Pós-Graduação em Agronomia, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Caixa Postal 6001, 86051-990, Londrina, PR, Brasil. Bolsistas CAPES.

Edilene Aparecida Preti, Universidade Estadual de Londrina

Aluna de Pós-Graduação em Agronomia, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Caixa Postal 6001, 86051-990, Londrina, PR, Brasil. Bolsistas CAPES.

Adriane Marinho de Assis, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná- Faculdades Luiz Meneghel (1994), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Fitotecnia pela Universidade Estadual de Londrina (conceito 5 pela CAPES). Bolsista CNPq, de 2005 a 2008. Atualmente é bolsista do Programa Nacional de Pós- Doutorado (PNPD), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), participando de pesquisas na área de Fitotecnia. Atua nas áreas de Floricultura, Paisagismo e Propagação de Plantas ornamentais e frutíferas.

Carmen Silvia Vieira Janeiro Neves, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (1982), Mestrado (1991) e Doutorado (1998) em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - USP. É professora da Universidade Estadual de Londrina desde 1983 e desde 2005 está na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Stricto Sensu) da UEL. É Vice-Editora da revista Semina Ciências Agrárias desde 2004. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, Manejo e Tratos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: fruticultura (clima tropical e sub-tropical), propagação, manejo do solo em pomares, citrus e sistema radicular.

Sérgio Ruffo Roberto, Universidade Estadual de Londrina

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista (1990), Mestrado (1994) e Doutorado (1998) em Produção Vegetal pela Universidade Estadual Paulista e Pós-Doutorado pelo U.S. Horticultural Research Laboratory - USDA, Estados Unidos (1999). Possui Especialização em Citricultura pela Universidade Estadual Paulista (1991), Especialização em Recursos Fitogenéticos pela Universidad Politecnia de Madrid, Espanha (1992) e Especialização em Viticultura e Enologia pela Universidad de Cádiz, Espanha (2006). Pesquisador de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2002, é Professor Associado na Área de Fruticultura na Universidade Estadual de Londrina, atuando na área de Manejo e Tratos Culturais, Ecofisiologia, Propagação de Plantas Frutíferas e Viticultura e Enologia. Ministra a disciplina "Fruticultura II" no Curso de Graduação em Agronomia e "Tecnologia da Produção de Frutas" e "Propagação de Plantas" no Programa de Pós-Graduação em Agronomia. É orientador de alunos de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, sócio da Sociedade Brasileira de Fruticultura e da Associação Brasileira de Enologia.

Downloads

Publicado

2011-10-14

Como Citar

Cardoso, C., Yamamoto, L. Y., Preti, E. A., Assis, A. M. de, Neves, C. S. V. J., & Roberto, S. R. (2011). AIB e substratos no enraizamento de estacas de pessegueiro ‘Okinawa’ coletadas no outono. Semina: Ciências Agrárias, 32(4), 1307–1314. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1307

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>