Desempenho da cultura do milho implantada sobre resíduos culturais de leguminosas de verão em sistema plantio direto

Autores

  • Danielle Medina Rosa Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Lúcia Helena Pereira Nóbrega Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Gislaine Piccolo de Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Márcia Maria Mauli Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1287

Palavras-chave:

Rotação de culturas, Adubação verde, Safrinha.

Resumo

O sistema plantio direto é o sistema agrícola mais próximo da sustentabilidade e com menor impacto ambiental. A rotação de culturas, em sua forma correta, inclui a utilização de adubação verde; e as leguminosas são inseridas neste sistema por trazerem uma série de benefícios. Neste contexto, o presente estudo testou plantas leguminosas como cobertura do solo em sistema plantio direto sobre o crescimento, produtividade e qualidade de sementes de milho, visando alternativas que contribuam para a sustentabilidade do agroecossistema e permitam a adoção racional da adubação verde em unidades de produção. O experimento foi realizado em campo, com as espécies leguminosas feijão guandu anão, mucuna anã e estilosantes, semeadas em outubro de 2007 em parcelas de 4x5 m, com cinco repetições. Aos 90 dias após a semeadura as plantas de cobertura foram roçadas e o milho semeado sobre os resíduos 15 dias após o manejo. Foram realizadas avaliações da estatura das plantas durante o desenvolvimento da cultura produtividade de grãos e qualidade fisiológica de sementes. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado e as médias foram comparadas por Scott-Knott a 5% de significância. Aos 60 dias após a semeadura da cultura do milho, os tratamentos com mucuna anã e feijão guandu anão resultaram em maiores alturas de plantas. Nos demais parâmetros analisados os tratamentos não diferiram, demonstrando que estes não interferem sobre a cultura do milho, sendo alternativa para o manejo integrado de espécies na prática de adubação verde de verão e rotação de cultura no sistema plantio.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Danielle Medina Rosa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduação em Ciências Biológicas, Mestrado e Doutoranda em Engenharia Agrícola, na área de Produção Vegetal e Tecnologia de Sementes.

Lúcia Helena Pereira Nóbrega, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Profª Associada do curso de pós-graduação em Engenharia Agrícola, UNIOESTE.

Gislaine Piccolo de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bióloga, Doutoranda do curso de pós-graduação em Engenharia Agrícola, UNIOESTE.

Márcia Maria Mauli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bióloga, Doutoranda do curso de pós-graduação em Engenharia Agrícola, UNIOESTE.

Downloads

Publicado

2011-10-14

Como Citar

Rosa, D. M., Nóbrega, L. H. P., Lima, G. P. de, & Mauli, M. M. (2011). Desempenho da cultura do milho implantada sobre resíduos culturais de leguminosas de verão em sistema plantio direto. Semina: Ciências Agrárias, 32(4), 1287–1296. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1287

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)