Adequação do teste de tetrazólio para avaliação da qualidade de sementes de Ceiba speciosa

Autores

  • Marília Lazarotto Universidade Federal de Santa Maria
  • Graziela Piveta Universidade Federal de Santa Maria
  • Marlove Fátima Brião Muniz Universidade Federal de Santa Maria
  • Lia Rejane Silveira Reiniger Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1243

Palavras-chave:

Paineira, Viabilidade, Sementes florestais.

Resumo

 

O objetivo deste estudo foi definir a metodologia mais adequada para a realização do teste de tetrazólio em sementes de Ceiba speciosa (A. St. - Hil.) Ravenna – Malvaceae (paineira). Duas amostras de sementes foram utilizadas, para as quais, inicialmente, determinaram-se o teor de água e a germinação. Para o teste de tetrazólio foram testados dois tempos de exposição, três e quatro horas, e três concentrações da solução de tetrazólio, 0,1, 0,5 e 1%. O delineamento estatístico foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 2x2x3 (amostras x tempos x concentrações) com quatro repetições de 25 sementes. A comparação das médias foi feita pelo teste de Duncan a 5% e após foi realizada análise de correlação entre os resultados do tetrazólio e de germinação. Embora a concentração de 0,1% de tetrazólio tenha permitido a visualização de uma maior porcentagem de sementes viáveis, para ambas as amostras e ambos os tempos de exposição, apenas a concentração de 0,5% com quatro horas de exposição, se correlacionou positiva e significativamente com a germinação para ambas as amostras. Portanto, o teste de tetrazólio para sementes de paineira deve ser realizado utilizando-se para coloração a solução de tetrazólio a 0,5%, por quatro horas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marília Lazarotto, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheira Florestal, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Defesa Fitossanitária.

Graziela Piveta, Universidade Federal de Santa Maria

Eng. Florestal, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Defesa Fitossanitária.

Marlove Fátima Brião Muniz, Universidade Federal de Santa Maria

Engº Agrº, Dr. Prof. Adjunto do Deptº de Defesa Fitossanitária/CCR/UFSM.

Lia Rejane Silveira Reiniger, Universidade Federal de Santa Maria

Engº Agrº, Dr. Prof. Adjunto do Deptº de Fitotecnia/CCR/UFSM.

Downloads

Publicado

2011-10-14

Como Citar

Lazarotto, M., Piveta, G., Muniz, M. F. B., & Reiniger, L. R. S. (2011). Adequação do teste de tetrazólio para avaliação da qualidade de sementes de Ceiba speciosa. Semina: Ciências Agrárias, 32(4), 1243–1250. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1243

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)