Variabilidade genética de isolados de Beauveria spp. e virulência ao cascudinho Alphitobius diaperinus Panzer (Coleoptera: Tenebrionidae)

Autores

  • Daian Guilherme Pinto de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Fabiana Gisele da Silva Pinto Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Fernando Gomes Barcellos Faculdade Arthur Sá Earp Neto
  • Luis Francisco Angeli Alves Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Mariangela Hungria Embrapa Soja

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p147

Palavras-chave:

Polimorfismo de DNA, Controle microbiano, RAPD, Fungos entomopatogênicos.

Resumo

A variabilidade genética de 13 isolados de Beauveria spp. foi avaliada por meio da técnica de RAPD, para verificar se há relação entre o perfil molecular e a origem geográfica dos isolados, hospedeiro inicial e virulência ao cascudinho dos aviários (Alphitobius diaperinus). Os bioensaios de virulência foram realizados com larvas e adultos do inseto, utilizaram-se os fungos na concentração de 109 conídios ml-1 e a mortalidade dos insetos foi avaliada durante dez dias. Com a técnica de RAPD foram testados 50 primers, dos quais sete apresentaram padrões de bandas consistentes. Pela análise dos perfis gerados observou-se a separação em dois grupos com nível de similaridade superior a 60%, sendo que em um deles agruparam-se somente os isolados de cascudinho, com similaridade de 72%. Verificou-se relação entre o hospedeiro original dos isolados avaliados e o perfil molecular gerado nas análises. Não foi constatada qualquer relação entre os perfis moleculares e a região geográfica de procedência ou virulência ao inseto. Os resultados demonstraram que os isolados coletados em regiões próximas podem apresentar grande variabilidade genética.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daian Guilherme Pinto de Oliveira, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Mestre em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz', ESALQ. Doutorando em Entomologia pela Universidade Federal do Paraná, UFPR. Professor Assistente na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Fabiana Gisele da Silva Pinto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Microbiologia, UEL. Professora e pesquisadora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE - Cascavel, PR, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

Fernando Gomes Barcellos, Faculdade Arthur Sá Earp Neto

Doutor em Agronomia, USP. Professor na Faculdade Arthur Sá Earp Neto, Petrópolis, RJ.

Luis Francisco Angeli Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Entomologia, ESALQ, Professor e pesquisador na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE - Cascavel, PR. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

Mariangela Hungria, Embrapa Soja

Pós-Doutora Pesquisadora da Embrapa Soja, Londrina, PR. Laboratório de Biotecnologia dos Solos.

Downloads

Publicado

2011-03-31

Como Citar

Oliveira, D. G. P. de, Pinto, F. G. da S., Barcellos, F. G., Alves, L. F. A., & Hungria, M. (2011). Variabilidade genética de isolados de Beauveria spp. e virulência ao cascudinho Alphitobius diaperinus Panzer (Coleoptera: Tenebrionidae). Semina: Ciências Agrárias, 32(1), 147–156. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p147

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>