Adubação e resistência de plantas a doenças e nematóides

Autores

  • Valéria Carpentieri Pípolo Universidade Estadual de Londrina
  • Joston Simão Assis Universidade Estadual Paulista
  • Ivone P. Garcia Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.1993v14n1p40

Palavras-chave:

Resistência a doenças, Fertilidade do solo, Melhoramento.

Resumo

A incidência e severidade das enfermidades, são características de cada combinação patógeno-hospedeiro-ambiente e dentre outros fatores, a fertilidade do solo determina a severidade e a distribuição geográfica das doenças de plantas. Além da resistência genética, a natureza da planta é a forma mais aceitável da influência dos fertilizantes na resistência, uma vez que esses estão geralmente ligados a características genéticas e fisiológicas da planta. A maior parte das pesquisas sobre o efeito da fertilidade do solo na resistência das plantas a doenças vem sendo realizadas com NJP,K, Ca e alguns micronutrientes. Os trabalhos estudados mostram que: a) o efeito de um nutriente sozinho sobre a resistência é diferente daquele quando os nutrientes estão associados; b) a forma pela qual o nutriente é administrado afeta a resistência das plantas; c) a grande variação dos efeitos dos nutrientes sobre a resistência de plantas a doenças impossibilita qualquer generalização.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valéria Carpentieri Pípolo, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Melhoramento Vegetal, doutoranda em Agricultura na UNESP-FCA, Campus Botucatu, Professora Assistente do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina, Caixa Postal 6001, CEP 86051-970. Londrina - Paraná - Brasil.

Joston Simão Assis, Universidade Estadual Paulista

 

Doutorando em Agricultura na UNESP - FCA, Campus de Botucatu.

Ivone P. Garcia, Universidade Estadual Paulista

 

Doutoranda em Agricultura na UNESP - FCA, Campus de Botucatu.

Downloads

Publicado

1993-01-14

Como Citar

Pípolo, V. C., Assis, J. S., & Garcia, I. P. (1993). Adubação e resistência de plantas a doenças e nematóides. Semina: Ciências Agrárias, 14(1), 40–46. https://doi.org/10.5433/1679-0359.1993v14n1p40

Edição

Seção

Artigos de revisões