Desenvolvimento e produtividade da cana-de-açúcar após aplicação de reguladores vegetais em meio de safra

Autores

  • Glauber Henrique Pereira Leite Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas
  • Carlos Alexandre Costa Crusciol Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas
  • Marcelo de Almeida Silva Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p129

Palavras-chave:

Saccharum spp., Maturadores, Etefon, Etil-trinexapac, Biometria, Produção.

Resumo

O fornecimento de matéria-prima de qualidade tecnológica que garanta retorno econômico é uma das maiores necessidades da indústria sucroalcooleira. O objetivo do trabalho foi avaliar o desenvolvimento e a produtividade de colmos de cana-de-açúcar decorrente da aplicação de reguladores vegetais no meio da safra. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com cinco repetições. Foram utilizados cinco tratamentos constituídos pela aplicação dos reguladores vegetais da classe dos retardantes de crescimento etefon e etil-trinexapac, e de KNO3 e KNO3 + Boro e uma testemunha (maturação natural). O etil-trinexapac e o etefon atuaram de forma eficiente em retardar o processo de crescimento em altura das plantas de cana-de-açúcar, sem ocasionar alterações no diâmetro dos colmos. A manutenção da integridade da gema apical possibilitou o incremento no diâmetro dos colmos sem interromper o crescimento em altura das plantas. Os maturadores propiciaram, conforme a época de aplicação, melhoria na qualidade tecnológica da matéria-prima. Ainda, não afetaram o número de colmos na colheita, não produziram alterações quantitativas na massa de colmos por hectare, e não afetaram a rebrora da soqueira da cana-de-açúcar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Glauber Henrique Pereira Leite, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas

Engº. Agrº. da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Departamento de Produção Vegetal, Caixa Postal 237, CEP 18603-970 Botucatu, SP.

Carlos Alexandre Costa Crusciol, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas

Prof. da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Departamento de Produção Vegetal, Caixa Postal 237, CEP 18603-970 Botucatu, SP.

Marcelo de Almeida Silva, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Pesquisador Científico. Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Polo Centro Oeste, Caixa Postal 66, CEP 17201-970 Jaú, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2011-03-31

Como Citar

Leite, G. H. P., Crusciol, C. A. C., & Silva, M. de A. (2011). Desenvolvimento e produtividade da cana-de-açúcar após aplicação de reguladores vegetais em meio de safra. Semina: Ciências Agrárias, 32(1), 129–138. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p129

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>