Primeira ocorrência de spalangia cameroni perkins (hymenoptera: pteromalidae) como parasitóide de ornidia obesa fabricius (diptera: syrphidae) no Brasil

Autores

  • Carlos Henrique Marchiori Instituto Federal de Educação
  • Jarbas Magno Miranda Instituto Federal de Educação

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4p931

Palavras-chave:

Hymenoptera, Fezes de galinha, Inimigo natural, Controle biológico. Goiás

Resumo

Este estudo relata a primeira ocorrência de Spalangia cameroni Perkins (Hymenoptera: Pteromalidae) como parasitóide de Ornidia obesa Fabricius (Diptera: Syrphidae) encontrado em granjas de aves poedeiras em Morrrinhos, Goiás, Brasil. Amostras de fezes de galinha foram coletadas em intervalos de duas semanas de sua exposição, levadas para o laboratório para extração das pupas pelo método de flotação. As pupas foram individualizadas em cápsulas de gelatina e mantidas até a emergência dos dípteros e/ou parasitóides. A porcentagem de parasitismo foi de 9,5%.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Henrique Marchiori, Instituto Federal de Educação

Biólogo, Doutor em Ciências Biológicas; Prof. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Morrinhos.

Jarbas Magno Miranda, Instituto Federal de Educação

Licenciado em Ciências Agrárias; Prof. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Morrinhos.

Downloads

Publicado

2009-12-20

Como Citar

Marchiori, C. H., & Miranda, J. M. (2009). Primeira ocorrência de spalangia cameroni perkins (hymenoptera: pteromalidae) como parasitóide de ornidia obesa fabricius (diptera: syrphidae) no Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 30(4), 931–934. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4p931

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)