Armazenamento de sementes de sorgo submetidas a diferentes graus de umidade de colheita

Autores

  • Glaucia de Fátima Moreira Vieira e Souza Universidade Federal de Uberlândia
  • Carlos Machado dos Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Denise Garcia de Santana Universidade Federal de Uberlândia
  • Adílio de Sá Júnior Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4p745

Palavras-chave:

Sorghum bicolor, Armazém climatizado

Resumo

Sementes híbridas de sorgo foram colhidas com diferentes graus de umidade e armazenadas em ambiente climatizado por 28 meses, em Uberlândia-MG. Utilizaram-se sementes obtidas de um experimento conduzido em campo de produção comercial da Monsanto do Brasil Ltda., safra 2002/2003. As amostras das parcelas foram acondicionadas em sacos de papel multifoliados e armazenadas em armazém climatizado (temperatura de 10ºC e umidade relativa de 50%)  na unidade de beneficiamento da Monsanto do Brasil Ltda. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados com parcelas subdivididas no tempo. Na parcela os tratamentos constituíram-se por amostras de sementes colhidas com quatro graus de umidade (20%, 18%, 14% e 11%), e nas subparcelas avaliou-se quatro tempos de armazenamento (início, 10, 22 e 28 meses). Estudou-se a umidade das sementes durante o armazenamento e as alterações na qualidade fisiológica das sementes, utilizando-se os testes de germinação e de frio. Concluiu-se que: a) o grau de umidade das sementes de sorgo aumentou com o do tempo de armazenamento; b) a qualidade fisiológica das sementes reduziu com o aumento da umidade programada para colheita e do tempo de armazenamento, porém, a porcentagem de germinação se manteve dentro dos padrões para comercialização até aos 28 meses.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Glaucia de Fátima Moreira Vieira e Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Engenheira Agrônoma, Doutoranda do curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Carlos Machado dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Dr. do Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG) / UFU, Uberlândia-MG.

Denise Garcia de Santana, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Dra. do Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG) / UFU, Uberlândia-MG.

Adílio de Sá Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Técnico do Laboratório de Análise de Sementes (LASEM), ICIAG/UFU, Uberlândia-MG; Discente do curso de Agronomia da UNIPAC/ Uberlândia-MG.

Downloads

Publicado

2009-12-20

Como Citar

Souza, G. de F. M. V. e, Santos, C. M. dos, Santana, D. G. de, & de Sá Júnior, A. (2009). Armazenamento de sementes de sorgo submetidas a diferentes graus de umidade de colheita. Semina: Ciências Agrárias, 30(4), 745–752. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4p745

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)