Avaliação do programa estadual “Mata Ciliar” no município de Pitangueiras, Paraná

Autores

  • Marli Candalaft Alcantara Parra Peres Universidade Estadual de Londrina/UEL
  • Ricardo Ralisch Universidade Estadual de Londrina/UEL
  • Cristovon Videira Ripol Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná/EMATER

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n3p563

Palavras-chave:

Política pública, Programa de recomposição ciliar.

Resumo

A recuperação das matas ciliares é fundamental para a manutenção da vida vegetal, animal e humana. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficiência do programa estadual Mata Ciliar na ampliação das matas ciliares no município de Pitangueiras, estado do Paraná, no período de 2004 a 2006. A análise enfocou a recomposição da mata ciliar, buscando verificar os fatores que levaram o produtor rural a fazer o reflorestamento, as principais dificuldades encontradas e a visão do mesmo sobre a preservação ambiental e respectivas leis. Os resultados foram obtidos através de entrevistas sistematizadas aos produtores rurais e entrevistas informais a lideranças municipais. Concluiu-se que o programa mata ciliar mostrou-se eficiente devido à parceria estabelecida entre a prefeitura municipal de Pitangueiras, secretaria estadual do meio ambiente (SEMA) e associação dos cafeicultores de Pitangueiras (ACAPI); a instalação do viveiro de mudas nativas no município disponibilizou as mudas aos agricultores em época oportuna para o plantio; os agricultores têm consciência sobre a necessidade do plantio da mata ciliar e por fim é necessária uma política pública para incluir os agricultores nos projetos de créditos de carbono gerados com a recomposição das matas.

 

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marli Candalaft Alcantara Parra Peres, Universidade Estadual de Londrina/UEL

Engª Agrônoma, Doutoranda em Agronomia na Universidade Estadual de Londrina/UEL e Extensionista Regional do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná/EMATER, Londrina–PR.

Ricardo Ralisch, Universidade Estadual de Londrina/UEL

Engº Agrônomo, Doutor, Professor do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina/UEL.

Cristovon Videira Ripol, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná/EMATER

Engº Agrônomo, Extensionista Municipal do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná/EMATER. Pitangueiras-PR.

Downloads

Publicado

2009-10-22

Como Citar

Peres, M. C. A. P., Ralisch, R., & Ripol, C. V. (2009). Avaliação do programa estadual “Mata Ciliar” no município de Pitangueiras, Paraná. Semina: Ciências Agrárias, 30(3), 563–574. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n3p563

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>