Avaliação microbiológica de alimentos isentos de registro no Ministério da Saúde

Autores

  • Rafaela Gomes Ferrari Universidade Estadual de Londrina
  • Sabine Murakami Winkler Universidade Estadual de Londrina
  • Tereza Cristina Rocha Moreira de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n2p241

Palavras-chave:

Doenças transmitidas por alimentos (DTA), controle de qualidade, Staphylococcus aureus, Escherichia coli.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o padrão higiênico-sanitário de alimentos comercializados na Região de Londrina cadastrados no Ministério da Saúde, porém, dispensados de registro, conforme a RDC nº. 23 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Os alimentos foram escolhidos de acordo com as sugestões da Vigilância Sanitária de Londrina, PR, que levou em consideração o risco epidemiológico. Os padrões microbiológicos foram avaliados conforme a RDC nº. 12 da ANVISA. Contagens de E. coli e S. aureus acima do permitido foram observadas respectivamente em 11 (18,3%) e 13 (21,6%) dos 60 alimentos analisados. Os demais resultados microbiológicos estavam dentro do estabelecido pela RDC nº. 12. Ficou clara a necessidade de maior fiscalização do processamento e armazenagem de vários alimentos analisados, em especial, sorvetes, massas recheadas, pães de queijo, lasanha, doces com creme e salgados recheados. Esses resultados serão encaminhados às Vigilâncias Regional e Municipal alertando sobre a real potencialidade desses alimentos veicularem doenças e na intenção de abrir uma discussão sobre a liberação ou não de registro desses alimentos junto ao Ministério da Saúde. Além disso, os resultados obtidos confirmam que a análise microbiológica do produto final é um instrumento essencial de validação e verificação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafaela Gomes Ferrari, Universidade Estadual de Londrina

 

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência dos Alimentos, Departamento de Tecnologia de Alimentos e Medicamentos (TAM), Centro de Ciências Agrárias (CCA), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil.

Sabine Murakami Winkler, Universidade Estadual de Londrina

Aluna de graduação de Farmácia, bolsista de iniciação científica (PIBIC/CNPq), TAM, CCA, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Tereza Cristina Rocha Moreira de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Professora Dra. Departamento de Tecnologia de Alimentos e Medicamentos, CCA, UEL, Londrina PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2007-10-30

Como Citar

Ferrari, R. G., Winkler, S. M., & Oliveira, T. C. R. M. de. (2007). Avaliação microbiológica de alimentos isentos de registro no Ministério da Saúde. Semina: Ciências Agrárias, 28(2), 241–250. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n2p241

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)