Atividade antimicrobiana de Lactobacillus acidophilus, contra microrganismos patogênicos veiculados por alimentos

Autores

  • Valéria Garcia Pereira Universidade Estadual de Londrina
  • Raul Jorge Hernan Castro Gómez Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n2p229

Palavras-chave:

Atividade antimicrobiana, Lactobacillus acidophilus, ácido lático, cultura probiótica

Resumo

Foi avaliada a atividade antimicrobiana de uma cultura probiótica comercial, o Lactobacillus acidophilus La5, frente ao crescimento de dois microrganismos patogênicos veiculados por alimentos, Escherichia coli e Staphylococcus aureus. O antagonismo da cultura probiótica in vitro foi avaliado utilizando tanto a Metodologia de Multicamadas quanto a de Difusão em Ágar. Os resultados demonstraram que a substância inibidora presente no sobrenadante é extracelular e difusível. O período de incubação da bactéria lática em caldo MRS, a 37ºC em condições de aerobiose, onde se obteve a maior produção de ácido lático (1,08 g/%) foi 72 horas, o qual demonstrou o menor valor de pH do sobrenadante (3,90), e os melhores resultados de inibição pelo método de difusão em ágar, com halos de inibição de 14,75mm e 15,0mm de diâmetro para E. coli e S. aureus, respectivamente. O composto inibidor não foi sensível à ação de enzimas proteolíticas e ao congelamento, mas foi totalmente inativado quando o sobrenadante foi neutralizado com solução de NaOH 1N. Os resultados obtidos sugerem que atividade inibidora observada foi decorrente da concentração de ácido lático e do baixo pH do meio de cultivo do microrganismo probiótico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valéria Garcia Pereira, Universidade Estadual de Londrina

Médica Veterinária formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Botucatu, Mestre em Vigilância Sanitária pela mesma Universidade, Doutora em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina.

Raul Jorge Hernan Castro Gómez, Universidade Estadual de Londrina

 

Docente do Departamento de Tecnologia de Alimentos e Medicamentos da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2007-10-30

Como Citar

Pereira, V. G., & Gómez, R. J. H. C. (2007). Atividade antimicrobiana de Lactobacillus acidophilus, contra microrganismos patogênicos veiculados por alimentos. Semina: Ciências Agrárias, 28(2), 229–240. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n2p229

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)