Uso de antioxidantes naturais na produção in vitro de embriões de mamíferos

Autores

  • Maria Valéria de Oliveira Santos Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Alana Azevedo Borges Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Luiza Bento de Queiroz Neta Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Luciana Medeiros Bertini Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Alexsandra Fernandes Pereira Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n1p431

Palavras-chave:

Bioativo natural, Estresse oxidativo, Meio de cultivo, Reprodução.

Resumo

A produção in vitro de embriões (PIVE) contribui para os aspectos quantitativos e qualitativos da reprodução animal. Contudo, fatores inerentes da técnica, como o estresse oxidativo, podem influenciar negativamente o resultado e isso pode prejudicar o metabolismo celular, diminuindo assim as taxas de desenvolvimento in vitro, e exigindo a suplementação do meio de cultivo com antioxidantes. Neste contexto, os compostos de origem natural com essa propriedade têm se destacado devido aos resultados positivos obtidos em diferentes estágios da PIVE. Assim, esta revisão pretende apresentar os resultados obtidos usando antioxidantes naturais para minimizar os efeitos do estresse oxidativo em gametas e embriões. Uma variedade de substâncias isoladas e de misturas naturais (óleos essenciais e extratos) tem sido estudada para a suplementação de meios de PIVE, nas etapas de maturação in vitro, capacitação espermática, fecundação in vitro e desenvolvimento in vitro de embriões em diferentes espécies de mamíferos. Geralmente, os efeitos benéficos são observados de acordo com a concentração utilizada, demostrando assim o potencial positivo de vários antioxidantes naturais. Portanto, os principais desafios para o uso desses compostos como antioxidantes durante a PIVE incluem provar sua eficiência contra os radicais livres e determinar a melhor concentração em cada etapa. Além disso, a compreensão dos mecanismos de ação de tais antioxidantes é crucial para estabelecer o uso na biotecnologia de PIVE.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Valéria de Oliveira Santos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Discente, Curso de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, PPGCA, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Mossoró, RN, Brasil.

Alana Azevedo Borges, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Discente, Curso de Doutorado, PPGCA/UFERSA, Mossoró, RN, Brasil.

Luiza Bento de Queiroz Neta, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Discente, Curso de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, PPGCA, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Mossoró, RN, Brasil.

Luciana Medeiros Bertini, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Profa, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, IFRN, Apodi, RN, Brasil.

Alexsandra Fernandes Pereira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Profa, UFERSA, Mossoró, RN, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

Santos, M. V. de O., Borges, A. A., Queiroz Neta, L. B. de, Bertini, L. M., & Pereira, A. F. (2018). Uso de antioxidantes naturais na produção in vitro de embriões de mamíferos. Semina: Ciências Agrárias, 39(1), 431–444. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n1p431

Edição

Seção

Artigos de revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)