Extratos e frações semipurificadas de flores de Tagetes patula no controle do nematoide-das-galhas

Autores

  • Vanessa Marquito Munhoz Universidade Estadual de Maringá
  • Fernando Cesar Baida Universidade Estadual de Londrina
  • Gisely Cristiny Lopes Universidade Estadual de Maringá
  • Debora Cristina Santiago Universidade Estadual de Londrina
  • José Roberto Pinto de Souza Universidade Estadual de Londrina
  • João Carlos Palazzo de Mello Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3529

Palavras-chave:

Atividade nematicida, Flavonoides, Fracionamento químico, Meloidogyne.

Resumo

Entre as espécies de plantas antagonistas, as do gênero Tagetes apresentam citotoxicidade contra fitonematoides, sendo que T. patula mostra-se eficiente. Assim, objetivou-se avaliar o efeito in vitro de extratos e frações semipurificadas de flores de T. patula sobre ovos e juvenis de segundo estádio (J2) de Meloidogyne incognita, M. javanica e M. paranaensis, e a capacidade nematicida dos flavonoides presentes nas flores de T. patula. Os extratos e frações semipurificadas foram preparados a partir de flores secas de T. patula, que após maceração foram submetidas à turbólise, obtendo-se os extratos bruto aquoso (EBA) e bruto etanol-água (EBEA). Também houve tratamento de flores secas com n-hexano para a obtenção do extrato bruto aquoso desengordurado (EBAD) e do extrato bruto etanol-água desengordurado (EBEAD). Em seguida, o EBEA foi fracionado, sendo obtidas as frações acetato de etila (FAE), etanólica (FE), metanólica (FM) e etanol:água (FEA). O efeito dos extratos EBA, EBEA, EBAD e EBEAD foram avaliados sobre a eclosão, mobilidade e mortalidade de J2 de M. incognita, M. javanica e M. paranaensis. As frações FAE, FE, FM e FEA foram avaliadas frente a M. incognita usando as mesmas variáveis. Os extratos reduziram significativamente a taxa de eclosão de J2 de M. incognita, M. javanica e M. paranaensis, quando comparados com água e água + DMSO. Quanto ao efeito dos extratos, observou-se que EBEA apresentou efeito nematicida para as três espécies avaliadas, e EBEAD demonstrou capacidade nematicida contra M. incognita e M. javanica, e sendo nematostático para M. paranaensis. Tal capacidade pode estar relacionada com o alto teor de quercetina (substância majoritária no EBEA). Observou-se, também, que o fracionamento químico e a obtenção da FAE acentuaram a resposta nematicida sobre Meloidogyne spp., sugerindo que outros flavonoides de média polaridade (metoxilados) atuam como substâncias nematotóxicas. Desta forma, os resultados sugerem que a quercetina contribui significativamente para a atividade nematicida do EBEA e da FAE.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa Marquito Munhoz, Universidade Estadual de Maringá

Discente, Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Fernando Cesar Baida, Universidade Estadual de Londrina

Discente, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Gisely Cristiny Lopes, Universidade Estadual de Maringá

Discente, Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Debora Cristina Santiago, Universidade Estadual de Londrina

Profa Dra Associada, Departamento de Agronomia, UEL, Londrina, PR, Brasil.

José Roberto Pinto de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr. Associado, Departamento de Agronomia, UEL, Londrina, PR, Brasil.

João Carlos Palazzo de Mello, Universidade Estadual de Maringá

Prof. Dr. Titular, Departamento de Farmácia, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-11-23

Como Citar

Munhoz, V. M., Baida, F. C., Lopes, G. C., Santiago, D. C., Souza, J. R. P. de, & Mello, J. C. P. de. (2017). Extratos e frações semipurificadas de flores de Tagetes patula no controle do nematoide-das-galhas. Semina: Ciências Agrárias, 38(6), 3529–3538. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3529

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>