Enraizamento de miniestacas herbáceas de maracujazeiro amarelo

Autores

  • Ruy Inacio Neiva de Carvalho Pontifícia Universidade Católica
  • Ivo Ditos da Silva Pontifícia Universidade Católica
  • Rudival Faquim Pontifícia Universidade Católica

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n3p387

Palavras-chave:

Passiflora edulis f, Flavicarpa, Estaquia, Enraizamento.

Resumo

Este trabalho objetivou avaliar a influência do corte basal, da presença da folha e do tratamento com suspensão de raízes no enraizamento de miniestacas herbáceas de maracujazeiro amarelo. O experimento foi conduzido em casa de vegetação com miniestacas de 8 cm de comprimento e dois nós, obtidas de mudas de maracujazeiro. O corte longitudinal na base das estacas foi feito até o nó basal. Foram retiradas as folhas ou mantida a metade da folha do nó apical. As miniestacas foram tratadas com suspensão de raízes mais água nas concentrações de 0, 100 e 200 g L-1. Após 58 dias, determinou-se a porcentagem de estacas enraizadas, o número de raízes emitidas e a massa seca de raízes por estaca. O delineamento experimental utilizado foi o completamente casualizado em um esquema fatorial 2 x 2 x 3 com 3 repetições. A propagação do maracujazeiro amarelo por miniestacas herbáceas foi viável e a manutenção de meia folha no ápice da estaca permitiu a produção de maior número e massa seca de raízes. O corte basal da miniestaca favoreceu pouco a emissão de raízes e a técnica adotada de tratamento das miniestacas com a suspensão de raízes não proporcionou benefícios à propagação da planta.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ruy Inacio Neiva de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica

Eng. Agrônomo, Dr., Professor Titular do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus São José dos Pinhais. Bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível II, CNPq, São José dos Pinhais, Paraná.

Ivo Ditos da Silva, Pontifícia Universidade Católica

Estudante de Agronomia, PUCPR, CCAA.

Rudival Faquim, Pontifícia Universidade Católica

Estudante de Agronomia, PUCPR, CCAA.

Downloads

Publicado

2007-08-30

Como Citar

Carvalho, R. I. N. de, Silva, I. D. da, & Faquim, R. (2007). Enraizamento de miniestacas herbáceas de maracujazeiro amarelo. Semina: Ciências Agrárias, 28(3), 387–392. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n3p387

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)