Decomposição de palhada resultante de diferentes estratégias de recuperação de pastagens degradadas com integração lavoura-pecuária

Autores

  • Luana Quirino Souza Dayoub Zagato Universidade Estadual Paulista
  • Leandro Coelho de Araujo Universidade Estadual Paulista
  • Sabrina Novaes dos Santos-Araujo Universidade Estadual Paulista
  • Mariana Gaioto Ziolkowski Ludkiewicz Universidade Estadual Paulista
  • Otácilio Silveira Júnior Universidade Federal do Tocantins
  • Antonio Clementino dos Santos Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n4p1397

Palavras-chave:

Urochloa brizantha cv Marandu, Urochloa decumbens cv, Basilisk, Renovação de pastagens, Mineralização, Perda de liteira.

Resumo

Tem sido frequente a adoção de estratégias que visem melhorias na fertilidade do solo em sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP) e a altura de colheita para ensilagem da cultura acompanhante, pode direcionar diversos benefícios ao solo pela quantidade e qualidade da liteira remanescente, proporcionando massa seca (MS) para o plantio direto e mineralização de nutrientes para a cultura subsequente. Objetivou-se com esse trabalho estudar a dinâmica de decomposição, ao longo de um ano, da MS, macro e micronutrientes de liteiras oriundas de sistemas de ILP com diferentes alturas de colheita. O experimento foi desenvolvido em campo na Fazenda Experimental da UNESP em Selvíria, MS, na condição de sequeiro. O delineamento adotado foi em blocos completos casualizados, com cinco repetições em parcelas de 200 m2. Os tratamentos corresponderam a Testemunha - pastagem degradada de capim-decumbens; Marandu - renovação da pastagem de capim-decumbens para capim-marandu; Solteiro 45 - capim-marandu semeado em sucessão ao sorgo (Sorgo forrageiro cv. Volumax) solteiro que foi colhido a 45 cm de altura para silagem e; capim-marandu semeado simultaneamente com o sorgo que foi colhido para silagem a 15 (Simultâneo 15) e 45 cm (Simultâneo 45) de altura em relação à superfície do solo. Após a colheita da cultura foram amostradas quantidades proporcionais de massa verde remanescentes de cada unidade experimental que foram acondicionadas dentro de sacos de nylon depositados em contato direto com o solo da respectiva unidade experimental. A abertura de cada saco ocorreu a cada 30 dias até 270 dias após o fechamento. Para cada abertura foram analisados a MS, macro e micronutrientes e calculado o percentual de material remanescente, taxa de decomposição diária e o tempo de meia vida. O tratamento Sucessão 45 foi o que proporcionou a maior massa de liteira, taxa de decomposição e maiores teores de nutrientes na MS. O tratamento com sucessão de cultura proporcionou as melhores condições da liteira, garantindo as melhores condições com maior massa de liteira sobre a superfície do solo, o que garante melhores condições do solo, se tornando menos propenso a degradação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luana Quirino Souza Dayoub Zagato, Universidade Estadual Paulista

Discente Graduação, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Faculdade de Engenharia, Câmpus de Ilha Solteira, Ilha Solteira, SP, Brasil.

Leandro Coelho de Araujo, Universidade Estadual Paulista

Prof. Assistente Dr., UNESP, Faculdade de Engenharia, Câmpus de Ilha Solteira, Ilha Solteira, SP, Brasil.

Sabrina Novaes dos Santos-Araujo, Universidade Estadual Paulista

Pós-Doutoranda, UNESP, Faculdade de Engenharia, Câmpus de Ilha Solteira, Ilha Solteira, SP, Brasil.

Mariana Gaioto Ziolkowski Ludkiewicz, Universidade Estadual Paulista

Pós-Graduanda, UNESP, Faculdade de Engenharia, Câmpus de Ilha Solteira, Ilha Solteira, SP, Brasil.

Otácilio Silveira Júnior, Universidade Federal do Tocantins

Pós-Doutorado, Universidade Federal do Tocantins, UFT, Campus de Araguaína, Araguaína, TO, Brasil.

Antonio Clementino dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Prof. Associado III, Bolsista Produtividade em Pesquisa, CNPq, UFT, Campus de Araguaína, Araguaína, TO, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-08-02

Como Citar

Zagato, L. Q. S. D., Araujo, L. C. de, Santos-Araujo, S. N. dos, Ludkiewicz, M. G. Z., Silveira Júnior, O., & Santos, A. C. dos. (2018). Decomposição de palhada resultante de diferentes estratégias de recuperação de pastagens degradadas com integração lavoura-pecuária. Semina: Ciências Agrárias, 39(4), 1397–1406. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n4p1397

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>