Efeito da suplementação de ácido guanidinoacético e arginina em dietas vegetais para frangos de corte sobre o desempenho, rendimento de carcaça e qualidade de carne

Autores

  • Aline Fernanda Gonçalves Esser Universidade Federal do Paraná
  • Thais Lina Taniguti Universidade Federal do Paraná
  • Alexandra Maria da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Elisangela Vanroo Universidade Federal do Paraná
  • Isabelle Naemi Kaneko Universidade Estadual de Maringá
  • Tatiana Carlesso dos Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Jovanir Inês Müller Fernandes Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n3p1307

Palavras-chave:

Ganho de peso, Glicina, Re-síntese de ATP.

Resumo

Aves alimentadas com dietas vegetais dependem da síntese endógena de creatina, que requer a participação de aminoácidos, alguns deles considerados essenciais para diversas funções fisiológicas e metabólicas, como a arginina (Arg). A creatina limita-se a células de alto gasto energético, em particular as células musculares. O objetivo foi avaliar a inclusão do ácido guanidinoacético e de arginina como precursor da creatina em dietas vegetais sobre o desempenho, a qualidade e o rendimento de carcaça de frangos de corte. Os tratamentos consistiram em dietas baseadas em milho e farelo de soja (T1); dieta a base de milho, farelo de soja + 3% de farinha de carne (T2); dieta a base de milho e farelo de soja +0,08% de ácido guanidinoacético (T3) e dieta a base de milho e farelo de soja +0,08% de L-arginina (T4). O desempenho produtivo das aves foi determinado aos 7, 21 e 42 dias de idade. Aos sete dias de idade, 18 aves/tratamento foram sacrificadas para avaliação do rendimento de peito e pernas e para fibras musculares do peito. Aos 42 dias de idade foi coletado sangue de 18 aves/tratamento para a determinação das concentrações séricas de ácido úrico, uréia, creatina, lactato e glicose. As mesmas aves foram abatidas, para o cálculo de rendimento de carcaça em relação ao peso vivo e rendimento de cortes nobres. O músculo Pectoralis major direito de cada ave foi utilizado para as análises de pH, cor (luminosidade L*, índice de vermellho a* e índice de amarelo b*) e a perda de água por pressão e o lado esquerdo para as análises de perdas por descongelamento e por cozimento. Os dados foram analisados pelo software SAS. As dietas com adição de farinha de carne ou vegetais acrescidas de ácido guanidionacético ou L-Arginina resultaram em maior peso vivo e percentual de carne de peito aos sete dias. Para o período total de 1 a 42 dias de idade, observou-se efeito (P < 0,0002) sobre a conversão alimentar. As aves suplementadas com dieta vegetal e farinha de carne apresentaram melhor conversão alimentar quando comparadas às aves que receberam as demais dietas. Para o rendimento de carcaça e dos cortes comerciais, percentual de perda por cozimento, por pressão e por descongelamento da carne de peito de frangos de corte e para os valores de cor L, a e b e de pH não foram observadas diferenças significativas entre os tratamentos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Fernanda Gonçalves Esser, Universidade Federal do Paraná

Discente, Curso de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, PPGCA, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Palotina, PR, Brasil.

Thais Lina Taniguti, Universidade Federal do Paraná

Discente, Curso de Graduação de Medicina Veterinária, UFPR, Palotina, PR, Brasil.

Alexandra Maria da Silva, Universidade Federal do Paraná

Discente, Curso de Graduação de Medicina Veterinária, UFPR, Palotina, PR, Brasil.

Elisangela Vanroo, Universidade Federal do Paraná

Discente, Curso de Graduação de Medicina Veterinária, UFPR, Palotina, PR, Brasil.

Isabelle Naemi Kaneko, Universidade Estadual de Maringá

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, PPZ, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Tatiana Carlesso dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Profª, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, PPZ, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Jovanir Inês Müller Fernandes, Universidade Federal do Paraná

Profª, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, PPGCA, UFPR, Palotina, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-05-04

Como Citar

Esser, A. F. G., Taniguti, T. L., Silva, A. M. da, Vanroo, E., Kaneko, I. N., Santos, T. C. dos, & Fernandes, J. I. M. (2018). Efeito da suplementação de ácido guanidinoacético e arginina em dietas vegetais para frangos de corte sobre o desempenho, rendimento de carcaça e qualidade de carne. Semina: Ciências Agrárias, 39(3), 1307–1318. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n3p1307

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)