Avaliação de óleo essencial de orégano como promotor de crescimento e resistência ao ectoparasita Ichthyophthirius multifiliis (Protozoa, Ciliophora) em juvenis de jundiá, Rhamdia sp. (Siluriformes, Heptapteridae)

Autores

  • Leonardo Miguel Cararo Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ricardo Yugi Sado Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Betina Muelbert Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Maude Regina de Borba Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3871

Palavras-chave:

Aditivo natural, Aquicultura sustentável, Desafio, Desempenho zootécnico, Sanidade.

Resumo

A aquicultura de base agroecológica surge como alternativa de produção especialmente interessante para os agricultores familiares rurais. Em tais sistemas, é desejável a utilização de meios que possibilitem melhorar o desempenho zootécnico e fortalecimento do sistema imune dos peixes, a partir de produtos naturais. Neste sentido, objetivou-se com o presente estudo avaliar o efeito da suplementação de dieta orgânica com óleo essencial de orégano, Origanum vulgare, sobre o desempenho zootécnico, parâmetros hematológicos e resistência ao ectoparasita ictio, Ichthyophthirius multifiliis, em juvenis de jundiá, Rhamdia sp. Foi adotado um delineamento inteiramente ao acaso, com 5 tratamentos (concentrações 0; 0,5; 1,0; 1,5 e 2,0 g de óleo essencial de orégano kg-1 de dieta) e 4 repetições. Grupos de 20 juvenis de jundiá (peso inicial 12,5±0,5g) foram estocados em 20 tanques de polietileno (54 L volume útil) conectados a um sistema de recirculação de água, com aeração individual. As dietas foram preparadas com ingredientes orgânicos certificados e ofertadas durante 89 dias, em duas refeições diárias. Ao final do período experimental, foram avaliados a sobrevivência, desempenho zootécnico, parâmetros hematológicos e composição corporal dos peixes. Após a biometria final, realizou-se o desafio com infestação experimental por ictio. Não houve efeito (p > 0,05) das concentrações de óleo essencial de orégano na dieta sobre o crescimento, hematologia e composição corporal dos juvenis de jundiá. Tampouco foi verificada influência sobre o grau de infestação e mortalidade acumulada dos peixes submetidos ao desafio com ictio. O óleo essencial de orégano não se mostrou um aditivo dietético efetivo na melhora do desempenho ou aumento da resistência contra o ictio em juvenis de jundiá. Todavia, tendo em vista a importância do tema, mais estudos devem ser realizados para ampliação do conhecimento sobre o efeito deste e outros aditivos naturais em jundiás, inclusive em outras fases de desenvolvimento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonardo Miguel Cararo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Discente, Curso de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Laranjeiras do Sul, PR, Brasil.

Ricardo Yugi Sado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Prof. Dr., Departamento de Zootecnia, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Dois Vizinhos, PR, Brasil.

Betina Muelbert, Universidade Federal da Fronteira Sul

Profa Dra, Curso de Graduação em Engenharia de Aquicultura, Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, UFFS, Laranjeiras do Sul, PR, Brasil.

Maude Regina de Borba, Universidade Federal da Fronteira Sul

Profa Dra, Curso de Graduação em Engenharia de Aquicultura, Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, UFFS, Laranjeiras do Sul, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-11-23

Como Citar

Cararo, L. M., Sado, R. Y., Muelbert, B., & Borba, M. R. de. (2017). Avaliação de óleo essencial de orégano como promotor de crescimento e resistência ao ectoparasita Ichthyophthirius multifiliis (Protozoa, Ciliophora) em juvenis de jundiá, Rhamdia sp. (Siluriformes, Heptapteridae). Semina: Ciências Agrárias, 38(6), 3871–3886. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3871

Edição

Seção

Artigos