Polioencefalomalácia em ruminantes na região semiárida do estado do Rio Grande do Norte, Brazil

Autores

  • Antônio Carlos Lopes Câmara Universidade de Brasília
  • Jael Soares Batista Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Benito Soto-Blanco Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0003-3861-1838

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n1p231

Palavras-chave:

Animais de produção, Doenças nutricionais, Líquido cefalorraquidiano, Necrose cerebrocortical.

Resumo

O presente trabalho objetiva descrever os achados epidemiológicos, clínicos, laboratoriais e patológicos de casos de polioencefalomalácia (PEM) em ruminantes na região semiárida do Rio Grande do Norte. Sete ruminantes (cinco ovinos, um bovino e um caprino) com diagnóstico patológico de PEM foram incluídos. Quatro casos foram associados à deficiência de tiamina devido acidose láctica ruminal crônica por oferta de alimentação rica em carboidratos, destacando-se os concentrados, casca de soja triturada e melão. Três ruminantes de um surto de intoxicação por petróleo apresentaram lesões macro e microscópicas condizentes com alterações de malácia e edema em estruturas profundas do encéfalo, descritas em ruminantes com PEM associada à intoxicação por enxofre. As principais alterações macroscópicas incluíram congestão dos vasos cerebrais, edema e conificação do cerebelo. Em todos os casos avaliados, as lesões microscópicas mais observadas foram a necrose neuronal laminar e segmentar em diferentes regiões do encéfalo, espongiose, picnose nuclear e a presença de neurônios vermelhos. A análise do líquido cefalorraquidiano revelou alterações inespecíficas, sendo necessário sua associação aos achados epidemiológicos, clínicos e patológicos, pois os resultados aqui descritos são semelhantes aos relatados em doenças tóxicas com manifestações neurológicas, como o botulismo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antônio Carlos Lopes Câmara, Universidade de Brasília

Dr., Médico Veterinário, Hospital Escola de Grandes Animais da Granja do Torto, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília, UnB, Brasília, DF, Brasil.

Jael Soares Batista, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Prof. Associado, Departamento de Ciências Animais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Mossoró, RN, Brasil.

Benito Soto-Blanco, Universidade Federal de Minas Gerais

Prof. Associado, Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias, Escola de Veterinária, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

Câmara, A. C. L., Batista, J. S., & Soto-Blanco, B. (2018). Polioencefalomalácia em ruminantes na região semiárida do estado do Rio Grande do Norte, Brazil. Semina: Ciências Agrárias, 39(1), 231–240. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n1p231

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)