Uso de membrana biossintética a base de celulose na regeneração tecidual guiada

Autores

  • Luciana Santini Iamaguti Universidade Estadual Paulista
  • Cláudia Valéria Seullner Brandão Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n4p701

Palavras-chave:

Regeneração tecidual guiada, Cartilagem articular, Membrana de celulose.

Resumo

A Regeneração Tecidual Guiada (RTG) consiste numa modalidade de tratamento regenerativo que requer a colocação de uma barreira física sobre o defeito ósseo, de modo que a proliferação de tecidos moles adjacentes para dentro da área protegida seja evitada. Assim, a regeneração óssea guiada permite que células com potencial osteogênico das margens ósseas existentes invadam o espaço criado e produzam osso. As barreiras físicas devem ser biocompatíveis, permitir a oclusão celular, manutenção do espaço, integração tecidual e facilidade de uso. Podem ser oclusivas ou permeáveis, absorvíveis ou nãoabsorvíveis. Dentre os vários tipos de barreiras físicas existentes no mercado, a membrana biossintética a base de celulose vem se destacando, pois, além de possuir as características necessárias para a RTG, trata-se de um produto nacional desenvolvido a baixos custos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Santini Iamaguti, Universidade Estadual Paulista

Mestranda em Cirurgia Veterinária do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária da FMVZ – Unesp, Botucatu. Botucatu-SP.

Cláudia Valéria Seullner Brandão, Universidade Estadual Paulista

Professora Assistente Doutora do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária da FMVZ – Unesp, Botucatu.

Downloads

Publicado

2007-08-30

Como Citar

Iamaguti, L. S., & Brandão, C. V. S. (2007). Uso de membrana biossintética a base de celulose na regeneração tecidual guiada. Semina: Ciências Agrárias, 28(4), 701–708. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n4p701

Edição

Seção

Artigos de revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)