Aplicação de molibdênio associada à adubação nitrogenada de cobertura na produtividade e no potencial fisiológico de sementes de trigo

Autores

  • José Henrique Bizzarri Bazzo Universidade Estadual de Londrina
  • Denis Santiago da Costa Instituto Federal do Mato Grosso do Sul
  • Thamiris Barbizan Universidade Federal da Grande Dourados
  • André Prechlak Barbosa Universidade Estadual de Londrina
  • Eli Carlos de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Claudemir Zucareli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n1p67

Palavras-chave:

Adubação molíbdica, Nitrogênio, Teor de proteína, Triticum aestivum L, Vigor.

Resumo

A adubação nitrogenada de cobertura associada a diferentes formas de aplicação de molibdênio (Mo), micronutriente que desempenha papel fundamental na assimilação do nitrogênio (N) pelas plantas, pode favorecer a produtividade e o potencial fisiológico das sementes de trigo. Objetivou-se avaliar a produção e o potencial fisiológico de sementes de trigo submetido a diferentes formas de aplicação de Mo associadas à adubação nitrogenada de cobertura. O experimento foi conduzido com a cultivar CD150, sob o delineamento experimental de blocos casualizados em parcelas subdivididas, com quatro repetições. Nas parcelas foram avaliadas quatro formas de aplicação de Mo (0 g ha-1 de Mo; 40 g ha-1 de Mo no tratamento de sementes; 40 g ha-1 de Mo no tratamento foliar e 20 g ha-1 de Mo no tratamento de semente + 20 g ha-1 de Mo no tratamento foliar). Nas subparcelas, foram aplicadas quatro doses de N em cobertura (0, 30, 60 e 90 kg ha-1 de N), na fase de perfilhamento. Foram avaliados: produtividade de sementes, massa de mil sementes, germinação, primeira contagem de germinação, comprimento de parte aérea e de raiz de plântulas, condutividade elétrica, emergência de plântulas em areia, índice de velocidade de emergência e os teores de proteínas bruta e solúvel das sementes. A produtividade de sementes de trigo aumenta com o incremento das doses de N em cobertura. A fertilização nitrogenada, as diferentes formas de aplicação de Mo e a associação entre esses fatores não interferem nos teores de proteínas bruta e solúvel ou no potencial fisiológico das sementes de trigo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Henrique Bizzarri Bazzo, Universidade Estadual de Londrina

Discente de Doutorado em Agronomia, Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Denis Santiago da Costa, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul

Prof., Departamento de Ciências Agrárias, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, IFMS, Nova Andradina, MS, Brasil.

Thamiris Barbizan, Universidade Federal da Grande Dourados

Discente de Doutorado em Agronomia, Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

André Prechlak Barbosa, Universidade Estadual de Londrina

Discente de Doutorado em Agronomia, Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Eli Carlos de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr., Departamento de Ciências Agrárias, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Claudemir Zucareli, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr., Departamento de Ciências Agrárias, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

Bazzo, J. H. B., Costa, D. S. da, Barbizan, T., Barbosa, A. P., Oliveira, E. C. de, & Zucareli, C. (2018). Aplicação de molibdênio associada à adubação nitrogenada de cobertura na produtividade e no potencial fisiológico de sementes de trigo. Semina: Ciências Agrárias, 39(1), 67–76. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n1p67

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>