Atividade leiteira na agricultura familiar em Minas Gerais: custos de produção e análise de rentabilidade

Autores

  • César Correia Santos Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural
  • Gercílio Alves de Almeida Júnior Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marcos Aurélio Lopes Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n3p1255

Palavras-chave:

Bovinocultura leiteira, Custo operacional efetivo, Ponto de equilíbrio.

Resumo

Objetivou-se analisar e comparar as rentabilidades de três propriedades familiares produtoras de leite, situadas no município de Limeira do Oeste-MG, bem como identificar o ponto de equilíbrio e os fatores que exerceram maiores representatividades nos custos finais e os impactos ocasionados por eles em cada propriedade. Os dados analisados compreenderam o período entre maio de 2015 a maio 2016 e foram coletados utilizando-se formulários desenvolvidos pela EMATER-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário). Considerou-se as margens bruta e líquida, bem como o resultado (lucro ou prejuízo) como indicadores de rentabilidade. Percebeu-se que a atividade leiteira, nas propriedades estudadas, apresentou baixa eficiência de utilização dos fatores de produção o que implicou capacidade produtiva ociosa, elevação da participação dos custos fixos na composição do custo total e baixas produtividades por animal e por área. Em função disso, a atividade foi altamente dependente da venda de animais para conseguir se custear e apresentar resultados positivos. Dentre os itens componentes do custo operacional efetivo, destaca-se a alimentação como sendo o de maior representatividade (média de 63,09%), nas três propriedades estudadas, sendo a participação de impostos considerados fixos (9,41%) e despesas diversas (9,49%) também expressiva. As propriedades apresentaram elevados custos fixos e pontos de equilíbrio, sendo que em uma das propriedades o mesmo não pode ser determinado, pois o custo variável unitário foi maior que o preço médio do produto no mercado. Na análise econômica, os três sistemas apresentaram margem líquida e resultado positivo, o que indica haver viabilidade de produção no longo prazo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

César Correia Santos, Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural

Extensionista, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, EMATER, Especialista em Extensão Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, Limeira do Oeste, MG, Brasil.

Gercílio Alves de Almeida Júnior, Universidade Federal do Espírito Santo

Prof. Associado, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Departamento de Zootecnia, Alegre, ES, Brasil.

Marcos Aurélio Lopes, Universidade Federal de Lavras

Prof. Titular, Universidade Federal de Lavras, UFLA, Departamento de Medicina Veterinária, Bolsista do CNPq, Lavras, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-05-04

Como Citar

Santos, C. C., Almeida Júnior, G. A. de, & Lopes, M. A. (2018). Atividade leiteira na agricultura familiar em Minas Gerais: custos de produção e análise de rentabilidade. Semina: Ciências Agrárias, 39(3), 1255–1266. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n3p1255

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.