Fatores de risco associados à leishmaniose visceral canina no município de Uruguaiana-RS

Autores

  • Taiane Acunha Escobar Universidade Federal do Pampa http://orcid.org/0000-0001-8896-3271
  • Gabriela Döwich Universidade Federal do Pampa
  • Luísa Zuravski Universidade Federal do Pampa
  • Letícia Carvalho Cantele Universidade Federal do Pampa
  • Claudia Acosta Duarte Universidade Federal do Pampa
  • Irina Lübeck Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n1p211

Palavras-chave:

Doença negligenciada, Epidemiologia, Ambiente, Fatores socioeconômicos.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi avaliar potenciais fatores de risco associados à ocorrência de leishmaniose visceral canina (LVC) em áreas de maior prevalência no município de Uruguaiana/RS, no ano de 2012. Foram aplicados questionários semiestruturados com questões socioeconômicas e ambientais em bairros endêmicos para LVC no município de Uruguaiana. Os dados foram analisados por meio de análise multivariada e as associações entre as variáveis foram expressas em odds ratio com intervalos de confiança de 95%. As relações entre as variáveis estudadas não apresentaram diferença estatística significativa quando se comparou residências com cães positivos àquelas com cães negativos. Entretanto, a presença de área verde maior que 10m² apresentou-se como um potencial fator de risco (OR = 2,53) para LVC. Não houve diferença significativa entre as variáveis socioeconômicas, escolaridade e renda embora, nos grupos de menor escolaridade e de menor renda familiar, tenha havido maior soro prevalência para LVC. O município de Uruguaiana-RS já pertence à área de transmissão de LVC tornando-se uma região endêmica da doença, com presença de cães soropositivos em todos os bairros. Desta forma, não foi possível apontar os determinantes para o aumento da infecção por Leishmania sp, embora a manutenção de áreas verdes peridomiciliares tenha representado um fator de risco devido à conservação do vetor nesses locais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Taiane Acunha Escobar, Universidade Federal do Pampa

Discente de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Bioquímica, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Uruguaiana, RS, Brasil.

Gabriela Döwich, Universidade Federal do Pampa

Médica Veterinária, Residente do Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária, UNIPAMPA, Uruguaiana, RS, Brasil.

Luísa Zuravski, Universidade Federal do Pampa

Discente de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Bioquímica, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Uruguaiana, RS, Brasil.

Letícia Carvalho Cantele, Universidade Federal do Pampa

Discente de Graduação, Medicina Veterinária, UNIPAMPA, Uruguaiana, RS, Brasil.

Claudia Acosta Duarte, Universidade Federal do Pampa

Profª Drª, Curso de Medicina Veterinária, UNIPAMPA, Uruguaiana, RS, Brasil.

Irina Lübeck, Universidade Federal do Pampa

Profª Drª, Curso de Medicina Veterinária, UNIPAMPA, Uruguaiana, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

Escobar, T. A., Döwich, G., Zuravski, L., Cantele, L. C., Duarte, C. A., & Lübeck, I. (2018). Fatores de risco associados à leishmaniose visceral canina no município de Uruguaiana-RS. Semina: Ciências Agrárias, 39(1), 211–220. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n1p211

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)