Efeito do aumento de dose de inseticidas sobre sua seletividade para Trichogramma pretiosum Riley (Hymenoptera: Trichogrammatidae)

Autores

  • Marcela Laiz Mora Grande Universidade Estadual de Londrina
  • Érica Caroline Braz Universidade do Norte do Paraná
  • Adeney de Freitas Bueno Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Débora Mello da Silva Instituto Agronômico do Paraná
  • Ana Paula de Queiroz Universidade Federal do Paraná
  • Maurício Ursi Ventura Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n3p933

Palavras-chave:

Controle biológico, Controle químico, MIP, Parasitoide.

Resumo

O presente estudo avaliou o efeito de diferentes taxas de clorantraniliprole, clorantraniliprole + lambda-cialotrina, espinosade, e clorfenapir na seletividade para as pupas e adultos de Trichogramma pretiosum. O efeito negativo da maioria dos inseticidas testados nos parasitoides foi diretamente proporcional à dose do inseticida aplicado. O clorantraniliprole na dose de 10 g a.i. ha-1 foi classificado como seletivo (classe 1) para pupas e adultos do parasitoide. O efeito do clorantraniliprole na dose de 20 a 50 g a.i. ha-1 variou de seletivo (classe 1) a levemente prejudicial (classe 2) aos adultos de T. pretiosum. Clorantraniliprole 10 + lambda-cialotrina a 5 g a.i. ha-1 foi classificado como seletivo (classe 1) para as pupas e moderadamente prejudicial (classe 3) aos adultos de T. pretiosum. Ao contrário, a dose mais alta de clorantraniliprole 50 + lambda-cialotrina testada (isto é, 25 g a.i. ha-1) foi classificada como moderadamente prejudicial (classe 3) para as pupas e nociva (classe 4) para os adultos do parasitoide. Da mesma forma, o aumento da taxa de aplicação de espinosade e clorfenapir também apresentou aumento na toxicidade. O spinosade na dose de 24 g a.i. ha-1 foi classificado como levemente prejudicial (classe 2) e seletivo (classe 1) às pupas e adultos de T. pretiosum, respectivamente. Espinosade 96 g a.i. ha-1 foi classificado como moderadamente prejudicial (classe 3) e nocivas (classe 4) para as pupas do parasitoide. Clorofenapir 192 g a.i. ha-1 foi classificado como levemente prejudicial (classe 2) e moderadamente prejudicial (classe 3) às pupas de T. pretiosum, enquanto o clorfenapir a 336 g a.i. ha-1 foi categorizado como moderadamente prejudicial (classe 3) e nociva (classe 4) às pupas. Estes resultados indicam que um aumento na dose de inseticida afetou negativamente o T. pretiosum. Portanto, doses mais altas de inseticidas só devem ser usadas quando estritamente necessários para controlar a praga alvo, pois podem comprometer o controle biológico natural de pragas no campo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcela Laiz Mora Grande, Universidade Estadual de Londrina

Engª Agrª, Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Departamento de Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Érica Caroline Braz, Universidade do Norte do Paraná

Discente, Curso de Graduação em Agronomia, Universidade do Norte do Paraná, UNOPAR, Londrina, PR, Brasil.

Adeney de Freitas Bueno, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Engo Agro, Dr., Pesquisador, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA Soja, Londrina, PR, Brasil.

Débora Mello da Silva, Instituto Agronômico do Paraná

Bióloga, Dra, Instituto Agronômico do Paraná, IAPAR, Londrina, PR, Brasil.

Ana Paula de Queiroz, Universidade Federal do Paraná

Bióloga, Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Entomologia, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Maurício Ursi Ventura, Universidade Estadual de Londrina

Engo Agro, Prof. Dr., Departamento de Agronomia, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-05-04

Como Citar

Grande, M. L. M., Braz, Érica C., Bueno, A. de F., Silva, D. M. da, Queiroz, A. P. de, & Ventura, M. U. (2018). Efeito do aumento de dose de inseticidas sobre sua seletividade para Trichogramma pretiosum Riley (Hymenoptera: Trichogrammatidae). Semina: Ciências Agrárias, 39(3), 933–946. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n3p933

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>