Rendimento e composição química do óleo essencial da camomila [Chamomilla recutita (L.) Rauschert] extraído por arraste de vapor d’água, em escala comercial

Autores

  • Aurélio Vinicius Borsato Universidade Federal do Paraná
  • Luiz Doni-Filho Universidade Federal do Paraná
  • Lílian Cristina Côcco Universidade Federal do Paraná
  • Edmilson Cezar Paglia Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n1p129

Palavras-chave:

Alfa-bisabolol, Camazuleno, CG-EM.

Resumo

Com o objetivo de avaliar o rendimento e a composição química do óleo essencial de camomila submetida a um sistema de extração por arraste de vapor, em escala comercial, monitorou-se periodicamente o processo realizado, no município de Campo Largo – PR, num modelo utilizado pela “CHAMEL Ind. E Com. de Produtos Naturais Ltda.”, na safra de 2005. As determinações analíticas foram realizadas em laboratórios da UFPR, por meio da hidrodestilação e cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas. Os dados obtidos indicam que o óleo essencial da camomila extraído por meio do modelo de destilador utilizado apresentou qualidade aquém das expectativas. Grande parte do óleo essencial, inclusive seus principais componentes, estava sendo perdida junto ao hidrolato. No processo de destilação o monitoramento periódico de indicadores de qualidade e de eficiência é imprescindível para estabelecer condições adequadas de operacionalização.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aurélio Vinicius Borsato, Universidade Federal do Paraná

Engenheiro Agrônomo, Universidade Federal do Paraná – Produção Vegetal, R. dos Funcionários, 1540, Curitiba-PR, 80.035-050.

Luiz Doni-Filho, Universidade Federal do Paraná

Engenheiro Agrônomo, Universidade Federal do Paraná – Produção Vegetal, R. dos Funcionários, 1540, Curitiba-PR, 80.035-050.

Lílian Cristina Côcco, Universidade Federal do Paraná

Engenheira Química, Universidade Federal do Paraná – Centro Politécnico, Curitiba-PR.

Edmilson Cezar Paglia, Universidade Federal do Paraná

Engenheiro Agrônomo, Universidade Federal do Paraná – Campus Litoral, Caioba/Matinhos-PR.

Downloads

Publicado

2008-08-29

Como Citar

Borsato, A. V., Doni-Filho, L., Côcco, L. C., & Paglia, E. C. (2008). Rendimento e composição química do óleo essencial da camomila [Chamomilla recutita (L.) Rauschert] extraído por arraste de vapor d’água, em escala comercial. Semina: Ciências Agrárias, 29(1), 129–136. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n1p129

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)