Aferição da concentração sérica de ácido siálico em novilhas da raça nelore expostas e não expostas à samambaia (Pteridium aquilinum)

Autores

  • Mariana Itimura de Camargo Universidade Estadual de Londrina
  • Nelson Parizotto Junior Universidade Estadual de Londrina
  • Marcos Coelho de Carvalho Universidade Estadual de Londrina
  • Wilmar Sachetin Marçal Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n2p393

Palavras-chave:

Pteridium aquilinum, Ácido siálico, Biomarcadores, Bovinos.

Resumo

A Pteridium aquilinum é uma planta tóxica, disseminada em vários paises do mundo, cuja ingestão continua resulta em doenças com impacto negativo à pecuária bovina. No Paraná, esta presente em 105 dos 399 municípios do Estado. Por essa razão tem-se buscado por meios de controle epidemiológico da intoxicação, já que em algumas localidades do Paraná a planta está disseminada em muitas áreas utilizadas para cria e recria de bovinos. Assim sendo, as instituições de pesquisa do Estado têm buscado meios de diagnóstico precoce, sobretudo da forma clinica Hematúria Enzoótica dos Bovinos. Biomarcadores têm sido utilizados na rotina médica, há anos, para o diagnóstico e controle pós-operatório de pacientes com neoplasias. O numero de publicações nesta linha na medicina de animais de companhia tem sido crescente, porém, o tema ainda é pouco estudado como parte da abordagem diagnóstica de bovinos de corte. No caso específico da Hematúria Enzoótica dos Bovinos, estudos prévios comprovaram que a mucina, substancia presente no muco vesical, é produzida em quantidades consideráveis na superfície das células tumorais. Estudos prévios apontaram uma relação entre a produção excessiva de mucoproteína em animais com hemangioma de bexiga e a concentração plasmática do ácido siálico, comprovando que o ácido siálico é uma substancia associada ao processo inflamatório do desenvolvimento tumoral, o que sugere a possibilidade de seu uso como biomarcador tumoral.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariana Itimura de Camargo, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda em Medicina Veterinária pela UEL, Bolsista PIBIQ/CNPq .

Nelson Parizotto Junior, Universidade Estadual de Londrina

Graduando em Medicina Veterinária pela UEL, Bolsista IC/UEL.

Marcos Coelho de Carvalho, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando do Programa em Ciência Animal da UEL.

Wilmar Sachetin Marçal, Universidade Estadual de Londrina

Docente-Orientador UEL.

Downloads

Publicado

2008-08-30

Como Citar

Camargo, M. I. de, Parizotto Junior, N., Carvalho, M. C. de, & Marçal, W. S. (2008). Aferição da concentração sérica de ácido siálico em novilhas da raça nelore expostas e não expostas à samambaia (Pteridium aquilinum). Semina: Ciências Agrárias, 29(2), 393–398. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n2p393

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)