Ocorrência de lesões hepáticas provocadas por larvas de Strongylus spp diagnosticadas no exame post mortem de eqüídeos abatidos em Apucarana, Paraná

Autores

  • Gercio Luiz Bonesi Universidade Estadual Paulista
  • Germano Francisco Biondi Universidade Estadual Paulista
  • Cláudio Severino Mattos Serviço de Inspeção Federal
  • Tiago Torrecillas Sturion Centro de Diagnóstico e Apoio Veterinário
  • Werner Okano Universidade Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n2p379

Palavras-chave:

Eqüídeos, Strongylus spp, Lesões hepáticas, Fígado.

Resumo

O objetivo deste estudo foi determinar a ocorrência de lesões hepáticas provocadas por larvas de estrongilídeos em eqüídeos abatidos em matadouro-frigorífico no Paraná, diagnosticado durante o exame post mortem e estudo macro e microscópico destas lesões. Foram pesquisados nos meses de abril de 2003 a abril de 2004, 38.363 animais, procedentes de diversos estados do país. A ocorrência de granulomas no fígado foi observada em 14.443 (37,64%), com aderências e manchas em 6.645 (17,32%), e sem lesões macroscópicas em 17.275 (45.03%). Macroscopicamente, foram verificados fígados com nódulos calcificados, presença de manchas esbranquiçadas, aderências e em forma de “linhas” sob a cápsula hepática. Não foram encontradas as larvas nos fígados. Histologicamente, os fragmentos hepáticos revelaram na microscopia óptica, células inflamatórias com o predomínio de eosinófilos ao redor dos granulomas, com moderada quantidade de macrófagos e presença de fibroblastos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gercio Luiz Bonesi, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Inspeção de Produtos de Origem Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Universidade Estadual “Julio de Mesquita Filho”, Botucatu-SP.

Germano Francisco Biondi, Universidade Estadual Paulista

Professor Doutor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Universidade Estadual “Julio de Mesquita Filho”, Botucatu- SP, Medicina Veterinária.

Cláudio Severino Mattos, Serviço de Inspeção Federal

Médico Veterinário do Serviço de Inspeção Federal (SIF-55) credenciado pelo MAPA, Apucarana-Pr.

Tiago Torrecillas Sturion, Centro de Diagnóstico e Apoio Veterinário

Médico Veterinário, Centro de Diagnóstico e Apoio Veterinário, Londrina-Pr.

Werner Okano, Universidade Norte do Paraná

Professor do curso Medicina Veterinária Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, Arapongas Pr.

Downloads

Publicado

2008-08-30

Como Citar

Bonesi, G. L., Biondi, G. F., Mattos, C. S., Sturion, T. T., & Okano, W. (2008). Ocorrência de lesões hepáticas provocadas por larvas de Strongylus spp diagnosticadas no exame post mortem de eqüídeos abatidos em Apucarana, Paraná. Semina: Ciências Agrárias, 29(2), 379–386. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n2p379

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>