Testes de vigor em sementes de Guazuma ulmifolia Lam.

Autores

  • Edilma Pereira Gonçalves Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Rinaldo César de Paula Universidade Estadual Paulista
  • Maria Esmeralda S. P. Desmatlê Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n2p265

Palavras-chave:

Potencial fisiológico, Condutividade elétrica, Sementes florestais.

Resumo

O trabalho teve como objetivo estudar a eficiência dos testes de vigor para identificação do potencial fisiológico em sementes de Guazuma ulmifolia Lam. O estudo foi desenvolvido no Laboratório de Análise de Sementes – UNESP/Jaboticabal/SP, utilizando-se quatro lotes de sementes: sendo lotes I e II, coletados no município de Jaboticabal em 2000 e 2001, respectivamente lote III em Santa Rita do Passo Quatro e lote IV, em Luiz Antonio, ambos em 2001. Para superação da dormência, realizou-se a escarificação das sementes com ácido sulfúrico durante 50 minutos e lavagem em água corrente durante 20 minutos. Foram avaliados: teor de água, percentual de germinação, primeira contagem, índice de velocidade de germinação e condutividade elétrica, realizada com diferentes quantidades de sementes (50, 75, 100), postas para embeber em copos de plástico contendo 50 e 75mL de água deionizada, durante 72 horas à 250C. As sementes do lote III apresentaram potencial fisiológico superior às sementes dos demais lotes estudados. Para o teste de condutividade elétrica são necessários outros estudos, visando à possibilidade de uso como teste padrão de vigor para a espécie, enquanto que os testes de primeira contagem e índice de velocidade de germinação mostraram-se adequados para avaliação do vigor dos lotes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edilma Pereira Gonçalves, Universidade Estadual de Santa Cruz

Eng. Agr. Dra em Produção e Tecnologia de Sementes, Bolsista CNPq/DCR. Universidade Estadual de Santa Cruz –UESC/Ihéus/ Bahia.

Rinaldo César de Paula, Universidade Estadual Paulista

Prof. Dr. Adjunto da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP)- Jaboticabal. Produção Vegetal.

Maria Esmeralda S. P. Desmatlê, Universidade Estadual Paulista

Profa. Dra. Adjunto da Universidade Estadual de São Paulo UNESP/Jaboticabal.

Downloads

Publicado

2008-08-30

Como Citar

Gonçalves, E. P., Paula, R. C. de, & Desmatlê, M. E. S. P. (2008). Testes de vigor em sementes de Guazuma ulmifolia Lam. Semina: Ciências Agrárias, 29(2), 265–276. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n2p265

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)