Seletividade de inseticidas utilizados na cultura da soja ao predador Podisus nigrispinus (Hemiptera: Pentatomidae)

Autores

  • Cristiane dos Santos Stecca Universidade Estadual de Londrina
  • Débora Mello da Silva Instituto Agronômico do Paraná
  • Adeney de Freitas Bueno Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Amarildo Pasini Universidade Estadual de Londrina
  • Marlon Dias Denez Monsanto
  • Karine Andrade Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3469

Palavras-chave:

Controle Biológico, Controle químico, Inimigo natural, IOBC.

Resumo

A seletividade de diferentes inseticidas para ninfas e adultos de Podisus nigrispinus foi avaliada neste estudo. Os testes foram realizados em laboratório de acordo com protocolo padrão da IOBC. Foram avaliados diferentes ingredientes ativos que foram aplicados usando uma torre Potter. A sobrevivência dos insetos foi avaliada em intervalos de 24 horas por até cinco dias após a exposição aos tratamentos. Os sobreviventes adultos de cada tratamento foram distribuídos em casais para avaliar possíveis efeitos sobre a fertilidade. Os piretróides bifentrina, zeta-cipermetrina, beta-citflutrina, lambda-cialotrina e deltametrina isolados ou em misturas com neonicotinóides e diamidas, tais como beta-citflutrina + imidacloprid, lambda-cialotrina + tiametoxano e clorantraniliprole + lambda-cialotrina, bem como o organofosforado, clorpirifós, foram os inseticidas mais nocivos (classe 4) para a preservação de ninfas e adultos do predador P. nigrispinus. Por outro lado, os reguladores de crescimento de inseticidas (IGRs) lufenuron, teflubenzuron, triflumuron, tebufenozide e novaluron foram classificados como nocivos (classe 4) apenas para ninfas de P. nigrispinus. Estes produtos foram classificados como inofensivos (classe 1) e levemente nocivo (classe 2) para os predadores adultos. Entre os produtos avaliados, os mais seletivos para P. nigrispinus foram aqueles pertencentes às espinosinas (spinosad e spinetoram) e ao grupo das diamidas (flubendiamida e clorantraniliprole) classificados como inofensivos (classe 1) e levemente nocivos (classe 2) para ninfas e adultos de P. nigrispinus. Em seguida, o produto mais seletivo foi methoxyfenozide, que variou entre ligeiramente prejudicial (classe 2) e moderadamente prejudicial (classe 3) para ninfas e inofensivo (classe 1) para adultos do inimigo natural.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristiane dos Santos Stecca, Universidade Estadual de Londrina

Engª Agrª, Drª, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Débora Mello da Silva, Instituto Agronômico do Paraná

Bióloga, Drª, Instituto Agronômico do Paraná, IAPAR, Londrina, PR, Brasil.

Adeney de Freitas Bueno, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Engº Agrº, Dr., Pesquisador, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA Soja, Londrina, PR, Brasil.

Amarildo Pasini, Universidade Estadual de Londrina

Engº Agrº, Prof. Dr., Departamento de Agronomia, CCA, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Marlon Dias Denez, Monsanto

Engº Agrº, Monsanto, São Paulo, SP, Brasil.

Karine Andrade, Universidade Estadual de Londrina

Engª Agrª, Me., Programa de Pós-Graduação em Agronomia, UEL, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Agronomia, Londrina, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-11-23

Como Citar

Stecca, C. dos S., Silva, D. M. da, Bueno, A. de F., Pasini, A., Denez, M. D., & Andrade, K. (2017). Seletividade de inseticidas utilizados na cultura da soja ao predador Podisus nigrispinus (Hemiptera: Pentatomidae). Semina: Ciências Agrárias, 38(6), 3469–3480. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3469

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>