Minhocas e nematoides das galhas: efeitos na atividade biológica do solo e crescimento do tomate

Autores

  • Wilian Carlo Demetrio Universidade Federal do Paraná
  • Jair Alves Dionísio Universidade Federal do Paraná
  • Arlei Maceda Agência de Defesa Agropecuária do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4Supl1p2449

Palavras-chave:

Amynthas spp, Biomassa microbiana, Meloidogyne javanica, Respiração edáfica.

Resumo

As minhocas são um dos mais representativos invertebrados do solo e sabe-se que seus hábitos de vida influenciam uma grande diversidade de outros organismos. O objetivo deste estudo foi avaliar a capacidade de Amynthas spp. em alterar alguns atributos biológicos do solo e seu potencial em reduzir a infecção de nematoides formadores de galhas na cultura do tomate. O estudo foi conduzido em casa de vegetação no Centro Diagnóstico Marcos Enrietti, Universidade Federal do Paraná, Brasil. Os tratamentos foram diferentes densidades de minhocas: Controle (ausência de minhocas), dois, quatro, seis e oito indivíduos inoculados por vaso, com cinco repetições. Em cada vaso foi utilizada uma única plântula de tomate (Solanum lycopersicum), onde, aos 14 dias após a semeadura foi adicionada uma suspensão contendo 3000 ovos e/ou juvenis de Meloidogyne javanica. Durante o experimento, a respiração edáfica foi avaliada em intervalos de 96 horas. Após 91 dias, o carbono da biomassa microbiana (MBC), respiração microbiana (MSR), quociente metabólico (qCO2), massa seca das raízes (DMR), massa seca da planta (DMP) e o número de galhas por planta foram determinados. Como resultados, observou-se que a inoculação de altas densidades de minhocas aumentou o MBC. Além disso, baixas densidades de minhocas (dois indivíduos) mostraram valores de MBC 75% maiores, comparados ao tratamento controle (ausência de minhocas). Houve uma correlação positiva entre MBC e DMP, negativa entre MBC e qCO2. A DMR não foi influenciada pela inoculação de minhocas. Um aumento linear da DMP foi observado com o aumento da densidade de minhocas, sem ocorrer supressão da formação de galhas nas raízes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wilian Carlo Demetrio, Universidade Federal do Paraná

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Jair Alves Dionísio, Universidade Federal do Paraná

Prof. Dr., Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Arlei Maceda, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná

Engº Agrº, M.e, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, ADAPAR, Curitiba, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Demetrio, W. C., Dionísio, J. A., & Maceda, A. (2017). Minhocas e nematoides das galhas: efeitos na atividade biológica do solo e crescimento do tomate. Semina: Ciências Agrárias, 38(4Supl1), 2449–2462. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4Supl1p2449

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)