Caracterização do lodo de esgoto gerado no Rio de Janeiro, Brasil, e perspectivas para reciclagem agrícola

Autores

  • Alan Henrique Marques de Abreu Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Paulo Sérgio dos Santos Leles Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Jorge Makhlouta Alonso Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Elton Luis da Silva Abel Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Ricardo Rodrigues de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4Supl1p2433

Palavras-chave:

Biossólido, Resíduos sólidos, Adubação orgânica.

Resumo

A coleta e tratamento do esgoto sanitário é um grave problema ambiental nas cidades brasileiras, bem como a destinação do resíduo sólido resultante desse processo, o lodo de esgoto, substância rica em matéria orgânica e nutrientes, que normalmente é descartada em aterros sanitários. Objetivou-se com este trabalho caracterizar o lodo de esgoto gerado em quatro estações de tratamento do estado do Rio de Janeiro e verificar se os mesmos atendem aos critérios legais presentes na resolução CONAMA n°375/2006. Com o trabalho visa-se ainda analisar as perspectivas para a reciclagem agrícola deste material, com base na demanda potencial das principais culturas agrícolas cultivadas no estado do Rio de Janeiro. Foram analisadas amostras de oito lotes de lodo de esgoto, oriundos de quatro estações de tratamento, localizadas na região metropolitana do Rio de Janeiro, que recebem e tratam apenas esgotos domésticos, pelo sistema de lodos ativados. Para caracterização química e biológica desses lotes coletaram-se amostras representativas que foram analisadas segundo os parâmetros contidos na Resolução n° 375/2006 do CONAMA. Para analisar as perspectivas de reciclagem agrícola do lodo de esgoto no estado do Rio de Janeiro, foram levantadas as 10 culturas com maior área plantada no estado e analisadas quais destas são aptas a receberem o lodo de esgoto como fertilizante e/ou condicionador de solos. Para determinação da demanda potencial de uso do lodo de esgoto na agricultura foi levado em consideração a área ocupada no estado pelas culturas aptas a receber o lodo e multiplicado pela recomendação de adubação da cultura, considerando o lodo de esgoto como fertilizante. Os lodos analisados apresentaram elevado teor de nutrientes e matéria orgânica e enquadraram-se nos parâmetros de metais pesados, agentes patogênicos e indicadores bacteriológicos estipulados pela resolução CONAMA n° 375/2006. O panorama agrícola do estado do Rio de Janeiro se mostra favorável para a reciclagem agrícola do lodo de esgoto, visto que existe uma grande demanda potencial e dentre as dez culturas agrícolas com maior área plantada no estado, em oito pode-se utilizar o lodo como fertilizante ou condicionador de solos. A implementação de um Plano Estadual de reciclagem do lodo de esgoto poderia dispor este material de forma mais sustentável, além de melhorar a qualidade dos solos agrícolas e diminuir os custos com fertilizantes químicos, o que traz reflexos positivos tanto para as empresas geradoras de lodo, como para os produtores rurais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alan Henrique Marques de Abreu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Paulo Sérgio dos Santos Leles, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Prof. Titular, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Jorge Makhlouta Alonso, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Elton Luis da Silva Abel, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Ricardo Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Discente, Curso de Graduação em Engenharia Florestal, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Abreu, A. H. M. de, Leles, P. S. dos S., Alonso, J. M., Abel, E. L. da S., & Oliveira, R. R. de. (2017). Caracterização do lodo de esgoto gerado no Rio de Janeiro, Brasil, e perspectivas para reciclagem agrícola. Semina: Ciências Agrárias, 38(4Supl1), 2433–2448. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4Supl1p2433

Edição

Seção

Artigos