Caracterização de sistemas de manejo em latossolo vermelho utilizando parâmetros biológicos, físicos e químicos

Autores

  • Norton Polo Benito National Transportation Safety Board
  • Maria de Fátima Guimarães Universidade Estadual de Londrina
  • Amarildo Pasini Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n3p473

Palavras-chave:

Plantio direto, Pastagem, Solo, Macrofauna.

Resumo

O funcionamento de um sistema agrícola é melhor compreendido com abordagens experimentais multifatoriais relativas à ecologia do solo, envolvendo atributos físicos, químicos e biológicos. Este trabalho avaliou as influências de quatro sistemas de manejo do solo sobre os referidos atributos de um Latossolo Vermelho distroférrico no município de Rolândia - Paraná, com o objetivo de identificar variações para cada manejo. Foram avaliados: porosidade do solo, densidade do solo e de partículas, estabilidade de agregados, capacidade de campo e ponto de murcha permanente, granulometria, perfil cultural, características químicas e macrofauna invertebrada do solo. A atividade biológica apresentou relação com as estruturas observadas no perfil (µ, estruturas microagregadas) e com o aumento dos agregados entre 0,5 e 2 mm encontrados no tamisamento úmido. O manejo das áreas também modificou o perfil do solo, principalmente até 0,2 m de profundidade, especialmente na pastagem, em que o pisoteio do gado aumentou a densidade do solo em relação à semeadura direta. A disponibilidade de água tendeu a aumentar no sistema de semeadura direta, assim como houve uma tendência de maior quantidade de macroporos em relação à pastagem. A saturação de bases nas áreas agrícolas ficou entre 50 e 75%. A macrofauna de invertebrados diminuiu nas áreas agrícolas, em relação à mata.

 

 

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Norton Polo Benito, National Transportation Safety Board

Pesquisador do NTSB - Embrapa Recursos Genéticos (Cenargen). CP 02372, Brasília, DF. CEP 70770-900.

Maria de Fátima Guimarães, Universidade Estadual de Londrina

Professora de Uso e Conservação de Solos do Departamento de Agronomia – Universidade Estadual de Londrina – Londrina – PR.

Amarildo Pasini, Universidade Estadual de Londrina

Professor de Entomologia do Departamento de Agronomia – Universidade Estadual de Londrina – Londrina – PR.

 

 

 

 

Downloads

Publicado

2008-09-27

Como Citar

Benito, N. P., Guimarães, M. de F., & Pasini, A. (2008). Caracterização de sistemas de manejo em latossolo vermelho utilizando parâmetros biológicos, físicos e químicos. Semina: Ciências Agrárias, 29(3), 473–484. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n3p473

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>