Imunoexpressão de reguladores do ciclo celular em próstatas caninas com alterações proliferativas

Autores

  • Mariana Batista Rodrigues Faleiro Faculdade União de Goyazes
  • Danilo Rezende e Silva Faculdade Anhanguera de Anápolis
  • Rafael Malagoli Rocha Hospital AC Camargo
  • Veridiana Maria Brianezi Dignani de Moura Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n4p1831

Palavras-chave:

C-myc, Ciclina D, Hiperplasia prostática benigna, Atrofia inflamatória proliferativa, Neoplasia intraepitelial prostática, Carcinoma prostático.

Resumo

A imunomarcação de p21, p27, p53, ciclina D1 e c-myc foi avaliada na próstata canina normal e com desordens proliferativas para verificar quanto a interação desses reguladores na progressão do ciclo celular. Um total de 106 amostras de próstata canina foi obtido a partir de um bloco de TMA, sendo 15 normais, 16 hiperplasia prostática benigna (HPB), 30 atrofia inflamatória proliferativa (PIA), 20 neoplasia intraepitelial prostática (PIN), e 25 carcinoma prostático (PC). Foi encontrada diferença na imunomarcação de p21, p27, ciclina D1 e p53 no epitélio acinar em relação aos diagnósticos. Houve correlação positiva entre p21 e p27 para as variáveis número de células marcadas e intensidade de imunomarcação em todos os diagnósticos (normal, HPB, PIA, PIN e PC), e entre c-myc e p53 nas próstatas com PIN. De acordo com o número de células marcadas, houve correlação positiva entre p21 e p53 na próstata normal. De acordo com a intensidade de imunomarcação houve correlação positiva entre p21 e p53 no tecido prostático com PIN e entre p27 e c-myc em próstatas com PIA. Foi observada correlação negativa entre c-myc e ciclina D1 nas glândulas com PIN, considerando o número de células marcadas, e entre p27 e c-myc na próstata com PC, para a variável intensidade de imunomarcação. Conclui-se que a expressão de p21, p27, p53, ciclina D1 e c-myc varia na próstata canina de acordo com o tipo de lesão proliferativa. Em conjunto, os resultados indicam baixo potencial de crescimento dos carcinomas da próstata canina quando há superexpressão de p21 e de p27, baixa expressão de ciclina D1 e expressão normal de c-myc, mesmo com expressão de p53 tipo mutante. Ainda, considerando o imunofenótipo semelhante nas glândulas com PIA, PIN e PC no que se refere aos reguladores da progressão do ciclo celular, reitera-se o potencial pré-maligno da PIA e PIN na próstata canina.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariana Batista Rodrigues Faleiro, Faculdade União de Goyazes

Profª, Faculdade União de Goyazes, FUG, Trindade, GO, Brasil.

Danilo Rezende e Silva, Faculdade Anhanguera de Anápolis

Prof., Faculdade Anhanguera de Anápolis, FAA, Anápolis, GO, Brasil.

Rafael Malagoli Rocha, Hospital AC Camargo

Pesquisador, Hospital AC Camargo, São Paulo, SP, Brasil.

Veridiana Maria Brianezi Dignani de Moura, Universidade Federal de Goiás

Profª, Universidade Federal de Goiás, UFG, GO, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-08-02

Como Citar

Faleiro, M. B. R., Silva, D. R. e, Rocha, R. M., & Moura, V. M. B. D. de. (2018). Imunoexpressão de reguladores do ciclo celular em próstatas caninas com alterações proliferativas. Semina: Ciências Agrárias, 39(4), 1831–1842. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n4p1831

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)