Resíduo seco de fecularia na alimentação de frangos de corte suplementados ou não com carboidrases

Autores

  • Jomara Broch Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ricardo Vianna Nunes Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Vladimir de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Idiana Mara da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Cleison de Souza Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Lucas Wachholz Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4Supl1p2641

Palavras-chave:

Aves, Complexo enzimático, Mandioca, Nutrição.

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar a inclusão do resíduo seco de fecularia (RSF) com ou sem a suplementação de carboidrases sobre o desempenho, o rendimento de carcaça, cortes e órgãos, parâmetros sanguíneos e qualidade da carne de frangos de corte. As aves foram distribuídas em um delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x5, constituído da combinação da adição ou não de carboidrases e cinco níveis de inclusão de RSF, resultando em 10 tratamentos, com cinco repetições e 22 aves cada. Aos 21 dias de idade, duas aves por unidade experimental foram mantidas em jejum por 6 horas, para coleta de sangue via punção braquial. Aos 42 dias de idade, quatro aves por unidade experimental foram abatidas para determinação do rendimento de carcaça, cortes, órgãos, porcentagem de gordura abdominal e avaliação da qualidade da carne. No período de 1 a 21 dias de idade houve interação (P<0,05) entre a suplementação de carboidrases e o RSF para ganho de peso e consumo de ração, que apresentaram comportamento linear decrescente sem a inclusão de carboidrases. No período de 1 a 42 dias houve interação (P<0,05) entre a suplementação de carboidrases e a inclusão do RSF para as variáveis GP e conversão alimentar. A inclusão das carboidrases proporcionou um aumento (P<0,05) na concentração de colesterol, triglicerídeos, creatinina, gama GT e glicose no sangue. A concentração da Gama GT apresentou um acréscimo e da alanina aminotransferase e creatinina apresentaram um decréscimo (P<0,05) com a inclusão do RSF. Na análise 24 horas post mortem da carne do peito houve interação significativa (P<0,05) entre a suplementação de carboidrases e a inclusão do RSF para a variável L. Os valores analisados de pH, capacidade de retenção de água e força de cisalhamento da carne do peito não foram influenciados (P>0,05) pela inclusão do RSF e adição ou não de carboidrases. A perda por cocção foi influenciada (P<0,05) pelos níveis de inclusão do RSF. As variáveis L e a* dos pés dos frangos de corte não foram influenciadas (P>0,05) pelos níveis do RSF e adição ou não de carboidrases. A variável de cor b* apresentou um decréscimo (P<0,05) a partir do nível de 5% de inclusão. O RSF pode ser utilizado nas dietas de frangos de corte de 1 a 21 dias de idade até o nível avaliado de 10%, desde que associado ao uso de carboidrases.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jomara Broch, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Discente, Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Ricardo Vianna Nunes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Prof. Dr., Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Vladimir de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Prof. Dr., Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Idiana Mara da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Discente, Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Cleison de Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Discente, Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Lucas Wachholz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Discente, Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Broch, J., Nunes, R. V., Oliveira, V. de, Silva, I. M. da, Souza, C. de, & Wachholz, L. (2017). Resíduo seco de fecularia na alimentação de frangos de corte suplementados ou não com carboidrases. Semina: Ciências Agrárias, 38(4Supl1), 2641–2658. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4Supl1p2641

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>