Comparação de dietas para criação de larvas da mosca-do-mediterrâneo: viabilidade nutricional e econômica

Autores

  • Daniela Ribeiro da Costa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Suzany Aguiar Leite Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ana Elizabete Lopes Ribeiro Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Iara Sordi Joachim-Bravo Universidade Federal da Bahia
  • Aldenise Alves Moreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Maria Aparecida Castellani Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3445

Palavras-chave:

Ceratitis capitata, Criação massal, Custo de produção, Proteína.

Resumo

A mosca-do-mediterrâneo Ceratitis capitata (Wiedemann, 1824) (Diptera: Tephritidae) é a principal praga da fruticultura mundial pela sua ampla distribuição, danos diretos e adaptação a diversos hospedeiros. O desenvolvimento de dietas para criação de moscas-das-frutas é fundamental para o manejo integrado dessa praga. Criação massal de parasitoides, seleção de hospedeiros preferenciais e criação massal de linhagens de C. capitata geneticamente modificadas subsidiam métodos de controle biológico, cultural e a técnica do inseto estéril, respectivamente, dependendo diretamente da criação massal da mosca-do-mediterrâneo. O objetivo do trabalho foi avaliar a eficácia de dietas artificiais para criação de larvas de C. capitata, levando-se em conta o custo daquelas mais adequadas. Nove dietas contendo diferentes combinações de fontes proteicas e energéticas (levedo de cerveja, extrato de levedura, pólen, extrato de soja, aveia, fubá de milho e gérmen de trigo) foram formuladas. Os seguintes parâmetros foram avaliados: tempo de desenvolvimento dos imaturos (eclosão-emergência), viabilidade pupal (adultos emergidos), tamanho e peso das pupas e tamanho dos adultos (comprimento da asa). Os experimentos foram conduzidos em laboratório em condições controladas de temperatura (26 ± 1°) e umidade relativa (70% ± 10%). Para a análise estatística utilizou-se ANOVA com teste Tukey para comparação das médias. As dietas à base de aveia e extrato de soja, acrescidas de levedo de cerveja ou extrato de levedura ou pólen, atendem satisfatoriamente as exigências nutricionais de C. capitata, sendo aquelas acrescidas de levedo de cerveja ou extrato de levedura de menores custos, podendo ser utilizadas em criações contínuas e em escala massal de C. capitata. Dietas compostas por fubá de milho e extrato de soja, acrescidas de levedo de cerveja ou extrato de levedura ou pólen, apesar de mais econômicas não devem ser utilizadas para criação de C. capitata, pois diminuem a porcentagem de emergência e prolongam o ciclo de vida. Dietas compostas por gérmen de trigo e aveia, acrescidas de levedo de cerveja ou extrato de levedura ou pólen não são adequadas para criação de C. capitata.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniela Ribeiro da Costa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Engª Agrª, Discente de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Suzany Aguiar Leite, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Engª Agrª, Discente de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Ana Elizabete Lopes Ribeiro, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Engª Agrª, Profa Dra, Centro Multidisciplinar, Universidade Federal do Oeste da Bahia, UFOB, Barra, BA, Brasil.

Iara Sordi Joachim-Bravo, Universidade Federal da Bahia

Bióloga, Profa Dra, Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador, BA, Brasil.

Aldenise Alves Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Engª Agrª, Profa Dra, Departamento de Fitotecnia e Zootecnia, UESB, Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Maria Aparecida Castellani, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Engª Agrª, Profa Dra, Departamento de Fitotecnia e Zootecnia, UESB, Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-11-23

Como Citar

Costa, D. R. da, Leite, S. A., Ribeiro, A. E. L., Joachim-Bravo, I. S., Moreira, A. A., & Castellani, M. A. (2017). Comparação de dietas para criação de larvas da mosca-do-mediterrâneo: viabilidade nutricional e econômica. Semina: Ciências Agrárias, 38(6), 3445–3454. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3445

Edição

Seção

Artigos