Minhocas (Amynthas spp.) aumentam o crescimento do feijoeiro, a biomassa microbiana e a respiração do solo

Autores

  • Julierme Zimmer Barbosa Universidade Federal do Paraná
  • Wilian Carlo Demetrio Universidade Federal do Paraná
  • Caroline Malinski Silva Secretaria de Estado da Educação do Paraná
  • Jair Alves Dionísio Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n5p2887

Palavras-chave:

Carbono, Ecologia do solo, Leguminosas, Macrofauna.

Resumo

Poucos estudos têm avaliado o efeito de minhocas nas plantas e nos atributos biológicos do solo, principalmente em plantas leguminosas, como o feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.). Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de minhocas (Amynthas spp.) no crescimento do feijoeiro e nos atributos biológicos do solo. O experimento foi realizado em casa de vegetação em delineamento completamente casualizado, com cinco tratamentos e oito repetições. Os tratamentos foram constituídos de cinco níveis de inoculação (0, 2, 4, 6 e 8 minhocas por vaso) de minhocas do gênero Amynthas spp. Cada unidade experimental foi composta por um vaso de plástico, contendo 4 kg de solo e duas plantas de feijoeiro. O período experimental foi encerrado após 38 dias da emergência das plantas. Foram determinadas a matéria seca e a altura das plantas, a respiração edáfica, a respiração microbiana, a biomassa microbiana do solo e o quociente metabólico. A recuperação de minhocas foi alta em número e massa, com todos os valores acima de 91,6% e 89,1%, respectivamente. Adicionalmente, a massa de minhocas diminuiu apenas no tratamento com oito minhocas por vaso. A presença de minhocas aumentou o crescimento da planta e atributos biológicos do solo, sugerindo que práticas agrícolas que favoreçam a presença de minhocas podem vir a ser utilizadas para aumentar a produção de feijoeiro e, a elevação da emissão de CO2 causada pelas minhocas pode ser parcialmente mitigada pela adição de resíduos culturais de feijoeiro no solo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Julierme Zimmer Barbosa, Universidade Federal do Paraná

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Solo, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Wilian Carlo Demetrio, Universidade Federal do Paraná

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Solo, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Caroline Malinski Silva, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Profª, Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Curitiba, PR, Brasil.

Jair Alves Dionísio, Universidade Federal do Paraná

Prof., Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, UFPR, Curitiba, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-10-03

Como Citar

Barbosa, J. Z., Demetrio, W. C., Silva, C. M., & Dionísio, J. A. (2017). Minhocas (Amynthas spp.) aumentam o crescimento do feijoeiro, a biomassa microbiana e a respiração do solo. Semina: Ciências Agrárias, 38(5), 2887–2898. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n5p2887

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)