Forma e tamanho de grãos de soja para diversos teores de água

Autores

  • Wilker Alves Morais Instituto Federal Goiano
  • Osvaldo Resende Instituto Federal Goiano
  • Fernando Nobre Cunha Instituto Federal Goiano
  • Vitor Marques Vidal Instituto Federal Norte de Minas Gerais
  • Nelmício Furtado da Silva Instituto Federal Goiano
  • Lilian dos Santos Silva Instituto Federal Goiano
  • Ana Carolina Oliveira Horschutz Instituto Federal Goiano
  • Vera Lúcia Quintino Instituto Federal Goiano

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n6p2821

Palavras-chave:

Área superficial, Circularidade, Contração volumétrica, Esfericidade, Glycine max L, Volume.

Resumo

As propriedades físicas dos grãos de soja apresentam diferenças em função de cultivares e teores de água existindo correlação entre as propriedades físicas. Objetivou-se determinar características relacionadas as propriedades físicas dos grãos de soja de três cultivares em diferentes teores de água. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 6, em triplicata, sendo três cultivares de soja (6266RSFIPRO, BMX Potência RR e 14403Z6001) e seis teores de água nos grãos (11, 13, 15, 17, 19 e 21% b.u). Os grãos de soja apresentavam o teor de água inicial de 11,0; 11,0 e 10,8% b.u., respectivamente para 6266 RSF IPRO, BMX POTÊNCIA RR e 14403Z6001.Os demais teores de água foram obtidos por adsorção em câmara tipo BOD mantida na temperatura de 25 °C e 93% de umidade relativa. Foram avaliados volume, circularidade, esfericidade, área superficial, contração volumétrica e índice de contração volumétrica. Os dados foram submetidos à análise de variância pelo teste F (p < 0,05), quando significativo, realizou-se análise de regressão para os níveis de teor de água nos grãos e as médias das cultivares foram comparadas pelo teste de Tukey. Realizou-se também análise de correlação de Pearson intuito de representar a linearidade entre as propriedades físicas dos grãos. A cultivar BMX Potência RR obteve os maiores resultados para volume, circularidade, esfericidade e área superficial. O volume e a área superficial aumentaram com o incremento do teor de água dos grãos de soja ocorrendo o inverso para a circularidade e a esfericidade. Verificou-se aumento linear na contração volumétrica com a elevação dos teores de água. Os valores dos coeficientes de correlação dos modelos de regressão linear podem ser utilizados para descrever as relações entre as propriedades físicas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wilker Alves Morais, Instituto Federal Goiano

Discente, Curso de Pós-Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias, Agronomia, Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde, Rio Verde, GO, Brasil.

Osvaldo Resende, Instituto Federal Goiano

Prof., Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde, Rio Verde, GO, Brasil.

Fernando Nobre Cunha, Instituto Federal Goiano

Discente, Curso de Pós-Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias, Agronomia, Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde, Rio Verde, GO, Brasil.

Vitor Marques Vidal, Instituto Federal Norte de Minas Gerais

Prof., Instituto Federal Norte de Minas Gerais, Campus Arinos, Arinos, MG, Brasil.

Nelmício Furtado da Silva, Instituto Federal Goiano

Discente, Curso de Pós-Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias, Agronomia, Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde, Rio Verde, GO, Brasil.

Lilian dos Santos Silva, Instituto Federal Goiano

M.e, Programa de Pós-Graduação em Agroquímica, Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde, Rio Verde, GO, Brasil.

Ana Carolina Oliveira Horschutz, Instituto Federal Goiano

Drª, Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias, Agronomia, Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde, Rio Verde, GO, Brasil.

Vera Lúcia Quintino, Instituto Federal Goiano

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias, Agronomia, Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde, Rio Verde, GO, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Morais, W. A., Resende, O., Cunha, F. N., Vidal, V. M., Silva, N. F. da, Silva, L. dos S., Horschutz, A. C. O., & Quintino, V. L. (2018). Forma e tamanho de grãos de soja para diversos teores de água. Semina: Ciências Agrárias, 39(6), 2821–2834. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n6p2821

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)