Arroz integral, seleno-levedura e acetato de alfa-tocoferol na dieta de frangos de corte: efeitos sobre a qualidade da carne

Autores

  • Aline Arassiana Piccini Roll Universidade Federal de Pelotas
  • Edenilse Gopinger Universidade Federal de Pelotas
  • Martha Lopes Schuch de Castro Universidade Federal de Pelotas
  • Jorge Schafhäuser Junior Pesquisador Embrapa Clima Temperado
  • Victor Fernando Büttow Roll Universidade Federal de Pelotas
  • Fernando Rutz Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n2p957

Palavras-chave:

Cor, perdas por cocção, Perdas por gotejamento, Ph, Capacidade de retenção de água.

Resumo

Foram estudados os efeitos da suplementação com acetato de alfa-tocoferol (VE) e seleno-levedura (SeL) Sel-Plex, Alltech® Inc, sobre o pH, a capacidade de retenção de água (CRA), perdas por cocção (PC), perdas por gotejamento (PG), cor do músculo e a concentração de selênio no peito de frangos alimentados com dietas a base de milho ou arroz. A partir de 21 dias de idade 200 frangos de corte Cobb foram alojados em 38 boxes (unidade experimental) num delineamento casualizado num arranjo fatorial 2x2x2 em que foram fixados os níveis de suplementação “on top” de VE (0 e 200 mg/kg), SeL (0 e 0,3 ppm) e dois ingredientes da dieta (100% milho e 100% arroz integral) totalizando oito tratamentos: T1) milho + 0SeL + 0VE (controle); T2) milho + 200mg/kg VE + 0SeL; T3) milho + 0VE + 0,3ppm SeL; T4) milho + 200mg/kg VE + 0,3ppm SeL; T5) arroz + 0VE +0SeL; T6) arroz + 200mg/kg VE + 0SeL; T7) arroz + 0VE + 0,3ppm SeL; T8) arroz + 200mg/kg VE + 0,3ppm SeL. A quantidade de selênio no peito foi maior (P < 0,0001) com a inclusão de 200mg/kg de VE, em comparação com os demais tratamentos. Entretanto, observou-se uma interação positiva entre VE e SeL na dieta sobre a quantidade de selênio recuperada na carne (P = 0,06). Foi encontrada melhor CRA com a inclusão de SeL e VE em dietas a base de arroz. A substituição do milho por arroz nas dietas reduziu a cor amarela na carne (P < 0,05). PC e PG não foram significativamente afetadas pelos tratamentos. O pH da carne do peito foi significativamente mais elevado nas aves recebendo dietas suplementadas de SeL. Em conclusão, a interação entre VE e SeL aumenta o selênio na carne, porém, melhorando a CRA somente em dietas a base de arroz. A substituição de milho por arroz integral reduz a intensidade da coloração amarela da carne do peito de frangos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Arassiana Piccini Roll, Universidade Federal de Pelotas

Discente, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Departamento de Zootecnia, UFPel, Campus Capão do Leão, Pelotas, RS, Brasil.

Edenilse Gopinger, Universidade Federal de Pelotas

Discente, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Departamento de Zootecnia, UFPel, Campus Capão do Leão, Pelotas, RS, Brasil.

Martha Lopes Schuch de Castro, Universidade Federal de Pelotas

Discente, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Departamento de Zootecnia, UFPel, Campus Capão do Leão, Pelotas, RS, Brasil.

Jorge Schafhäuser Junior, Pesquisador Embrapa Clima Temperado

Pesquisador, EMBRAPA-CPACT, Monte Bonito, Pelotas, RS, Brasil.

Victor Fernando Büttow Roll, Universidade Federal de Pelotas

Prof., Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Departamento de Zootecnia, UFPel, Campus Capão do Leão, Pelotas, Brasil.

Fernando Rutz, Universidade Federal de Pelotas

Prof., Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Departamento de Zootecnia, UFPel, Campus Capão do Leão, Pelotas, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-05-02

Como Citar

Roll, A. A. P., Gopinger, E., Castro, M. L. S. de, Schafhäuser Junior, J., Roll, V. F. B., & Rutz, F. (2017). Arroz integral, seleno-levedura e acetato de alfa-tocoferol na dieta de frangos de corte: efeitos sobre a qualidade da carne. Semina: Ciências Agrárias, 38(2), 957–968. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n2p957

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)