Estudo goniométrico de caprinos Saanen jovens e adultos

Autores

  • Jomel Francisco dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Ueliton Assis de Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Amara Maria de Sousa Barbosa Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Thiago Arcoverde Maciel Universidade Federal de Campina Grande
  • Everton Diogo de Farias Firmino Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Matheus Castro Franco Universidade Federal do Espírito Santo
  • Paulo José Duarte-Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Daniela Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n5p3077

Palavras-chave:

Flexão, Extensão, Goniometria, Jovem, Adulto, Cabras.

Resumo

Por meio do método goniométrico é possível tomar medidas de extensão e de flexão, abdução e adução de uma articulação sinovial. O objetivo deste estudo foi comparar os dados goniométricos dos membros torácicos e pélvicos de cabras da raça Saanen em diferentes idades quando submetidos a movimentos de extensão e flexão. Para tanto, foram utilizadas 10 cabras de seis meses de idade e 15 de três anos para medir os ângulos de flexão e extensão das articulações do ombro, cotovelo e carpo, bem como das articulações da coxa, joelho e do tarso com a utilização de um goniômetro universal. A amplitude de movimento foi reduzida em animais adultos em todas as articulações, mas estatisticamente significativa no ombro, cotovelo, joelho e tarso. Durante as medições verificou-se que o volume maior do músculo de animais adultos influenciou a capacidade de flexão dos membros, estatisticamente mostrado em todas as articulações estudadas. Por outro lado, os animais jovens atingiram flexão mais completa, com ângulos menores do que em adultos. Portanto, houve diferenças entre as idades estatisticamente significativas nos valores goniométricos dos membros torácicos e pélvicos quando esses foram submetidos a movimentos de flexão e extensão. Confirma-se, pois, que a idade interfere nos valores goniométricos das articulações sinoviais dos animais da raça Saanen e esses dados poderão ser utilizados na avaliação articular de caprinos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jomel Francisco dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Prof. M.e, Curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus, Zona Leste, IFAM/CMZL, Manaus, AM, Brasil.

Ueliton Assis de Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Técnico em Anatomia e Necropsia, Curso de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmico de Garanhuns, UFRPE/UAG, Garanhuns, PE, Brasil.

Amara Maria de Sousa Barbosa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Técnico em Anatomia e Necropsia, Curso de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmico de Garanhuns, UFRPE/UAG, Garanhuns, PE, Brasil.

Thiago Arcoverde Maciel, Universidade Federal de Campina Grande

Prof., Assistente de Clínica e Cirurgia de Equídeos da Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Medicina Veterinária, UFCG/UAMV, Campina Grande, PB, Brasil.

Everton Diogo de Farias Firmino, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Discente de Pós-Graduação no Programa de Ciência Animal Tropical, UFRPE, Recife, PE, Brasil.

Matheus Castro Franco, Universidade Federal do Espírito Santo

Médico Veterinário, Universidade Federal do Espírito Santo, Campus de Ciências Agrárias e Engenharias, UFES/CCAE, Alegre, ES, Brasil.

Paulo José Duarte-Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Prof. Adjunto, Departamento de Estatística e Informática, UFRPE, Recife - PE, Brasil.

Daniela Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Profª Associada, Curso de Medicina Veterinária, UFRPE, Unidade Acadêmica de Garanhuns, UFRPE/UAG, Garanhuns, PE, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-10-03

Como Citar

Santos, J. F. dos, Lima, U. A. de, Barbosa, A. M. de S., Maciel, T. A., Firmino, E. D. de F., Franco, M. C., Duarte-Neto, P. J., & Oliveira, D. (2017). Estudo goniométrico de caprinos Saanen jovens e adultos. Semina: Ciências Agrárias, 38(5), 3077–3084. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n5p3077

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)