Influência da profundidade de semeadura e da quantidade de palha de cana-de-açúcar na emergência de Chloris polydactyla e Eleusine indica e controle por herbicidas aplicados em pré-emergência

Autores

  • Marcelo Rafael Malardo Universidade Federal de São Carlos
  • Patrícia Andrea Monquero Universidade Federal de São Carlos
  • Paulo Henrique Vieira dos Santos Universidade Federal de São Carlos
  • Nagilla Moraes Ribeiro Universidade Federal de São Carlos
  • Paulo Vinicius da Silva Escola de Agricultura Luiz de Queiroz
  • Andreia Cristina da Silva Hirata Agência Paulista de Tecnologia e Agronegócios

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1187

Palavras-chave:

Capim pé-de-galinha, Capim-branco, Cana-de-açúcar, Palhada.

Resumo

Objetivou-se com esse trabalho avaliar o efeito da profundidade de semeadura e da quantidade de palha de cana-de-açúcar sobre o solo na emergência de Chloris polydactyla (capim-branco) e Eleusine indica (capim pé-de-galinha), assim como determinar a eficácia de herbicidas aplicados em pré-emergência no controle dessas espécies, sob diferentes quantidades de palha e regimes de precipitação pluvial. Os experimentos foram realizados no delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. No primeiro experimento foram avaliadas seis profundidades de semeadura (0,5; 1; 2; 4; 8 e 10 cm) e seis quantidades de palha de cana-de-açúcar (0; 1; 2; 4; 8 e 10 t ha-1) na emergência de capim pé-de-galinha e capim-branco, em esquema fatorial 6 x 6. No segundo experimento foi avaliada a eficácia de cinco tratamentos no controle dessas espécies: indaziflam, metribuzin, tebuthiuron, indaziflam + metribuzin e indaziflam + tebuthiuron e uma testemunha sem herbicida, aplicados em pré-emergência sobre quatro quantidades de palha (0; 1; 2 e 4 t ha-1), em esquema fatorial 6 x 4. Este experimento foi avaliado sob dois regimes pluviais em experimentos separados (simulação de chuva de 20 mm a 1 ou 10 dias após a aplicação dos herbicidas). O capim-branco apresentou redução acentuada da emergência a partir de 2 t ha-1 de palha e 2 cm de profundidade de semeadura. Para o capim pé-de-galinha a queda na emergência ocorreu principalmente a partir de 4 t ha-1 de palha e 4 cm de profundidade de semeadura. Apenas algumas plantas do capim pé-de-galinha emergiram nas maiores profundidades de semeadura (8 e 10 cm) e quantidades de palha (8 e 10 t ha-1). Não houve emergência do capim-branco nessas condições. Os tratamentos com semeadura a 1 cm de profundidade e com 0, 1, 2 e 4 t ha-1 foram os que proporcionaram a maior porcentagem de emergência das espécies. O herbicida indaziflam aplicado isoladamente foi o único tratamento ineficaz para o controle das plantas daninhas, independentemente da quantidade de palha e regime hídrico. Concluiu-se que o aumento da profundidade de semeadura e da quantidade de palha reduz significativamente a emergência das espécies, sendo que a presença de palha e o período seco interferem na eficácia dos herbicidas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Rafael Malardo, Universidade Federal de São Carlos

Discente de Engenharia Agronômica, Centro de Ciências Agrárias/UFSCar, Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Araras, SP, Brasil. Bolsista FAPESP.

Patrícia Andrea Monquero, Universidade Federal de São Carlos

Profª, Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental/Centro de Ciências Agrárias/UFSCAR, Araras, SP, Brasil.

Paulo Henrique Vieira dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

Discente, Engenharia Agronômica, Centro de Ciências Agrarias/UFSCar, UFSCAR, Araras, SP, Brasil.

Nagilla Moraes Ribeiro, Universidade Federal de São Carlos

Discente, Engenharia Agronômica, Centro de Ciências Agrarias/UFSCar, UFSCAR, Araras, SP, Brasil.

Paulo Vinicius da Silva, Escola de Agricultura Luiz de Queiroz

Discente de Doutorado, Produção Vegetal, Escola de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ/USP, Piracicaba, SP, Brasil.

Andreia Cristina da Silva Hirata, Agência Paulista de Tecnologia e Agronegócios

Pesquisadora em Produção Vegetal, Agência Paulista de Tecnologia e Agronegócios, Pólo da Alta Sorocabana, Presidente Prudente, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-06-13

Como Citar

Malardo, M. R., Monquero, P. A., Santos, P. H. V. dos, Ribeiro, N. M., Silva, P. V. da, & Hirata, A. C. da S. (2017). Influência da profundidade de semeadura e da quantidade de palha de cana-de-açúcar na emergência de Chloris polydactyla e Eleusine indica e controle por herbicidas aplicados em pré-emergência. Semina: Ciências Agrárias, 38(3), 1187–1200. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1187

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)