Placas de raspagem nas plataformas de colheita picker vrs e perdas qualitativas e quantitativas de algodão

Autores

  • Cíntia Michele de Campos Baraviera Universidade Federal de Mato Grosso http://orcid.org/0000-0003-1901-5360
  • Renildo Luiz Mion Universidade Federal de Mato Grosso
  • Hiago Henrique Rocha Zanetoni Universidade Federal de Mato Grosso http://orcid.org/0000-0003-1884-4466
  • Nayra Fernandes Aguero Universidade Federal de Mato Grosso
  • Renato Tillmann Bassini Universidade Federal de Mato Grosso
  • Carlos Alberto Viliotti Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1169

Palavras-chave:

Algodão adensado, Colheita mecanizada, Eficiência de colheita.

Resumo

A demanda por fibras de algodão de alta qualidade para atender a demanda da indústria têxtil e a busca incessante para reduzir a presença de contaminantes no momento da colheita de forma a contribuir para a redução dos custos. O objetivo da pesquisa foi avaliar a eficiência da plataforma Picker VRS (unidades de espaçamento variável) de colheita do algodão adensado no Estado de Mato Grosso, com e sem placas de raspagem, variando a velocidade de deslocamento, quantificando as impurezas nesse processo e avaliando a qualidade extrínseca e intrínseca da fibra colhida. A pesquisa foi dividida em 3 experimentos (Exp. I, II e III). As variedades de algodão utilizadas foram FM 975 WS, IMA 5672 B2 RF e IMA 5675 B2 RF, com espaçamentos entre linhas de 0,45 m. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, em esquema fatorial 2x3, sendo presença e ausência da placa e três velocidades de trabalho (0,61; 1,0 e 1,42m.s-¹), com sete repetições, totalizando 42 parcelas experimentais. A dimensão das parcelas foi de 108m² (3,6 x 30m). Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância por meio do Teste de F, e quando significativos submetidos ao teste de Tukey, a 5 % de probabilidade. As placas de raspagem aumentaram a quantidade de caule, casquinhas e reduziu a eficiência na colheita do algodão adensado na região de Sorriso-MT na safra 2013/2014. Para a safra 2014/2015 a maior velocidade e a presença das placas de raspagem aumentaram a quantidade de casquinhas nas amostras de algodão em caroço. No experimento realizado na Serra da Petrovina a retirada das placas de raspagem diminuiu a quantidade de cascas no algodão colhido.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cíntia Michele de Campos Baraviera, Universidade Federal de Mato Grosso

Engª Agrª, M.e em Engenharia Agrícola, Universidade Federal do Mato Grosso, UFMT, Campus Universitário de Rondonópolis, Rondonópolis, MT, Brasil.

Renildo Luiz Mion, Universidade Federal de Mato Grosso

Engº Agrícola, Prof. Associado do Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, UFMT, Campus Universitário de Rondonópolis, Rondonópolis, MT, Brasil.

Hiago Henrique Rocha Zanetoni, Universidade Federal de Mato Grosso

Engº Agrícola, UFMT, Campus Universitário de Rondonópolis, Rondonópolis, MT, Brasil.

Nayra Fernandes Aguero, Universidade Federal de Mato Grosso

Engª Agrícola, M.e, UFMT, Campus Universitário de Rondonópolis, Rondonópolis, MT, Brasil.

Renato Tillmann Bassini, Universidade Federal de Mato Grosso

Prof. M.e, Curso de Engenharia Mecânica, UFMT, Campus Universitário de Rondonópolis, Rondonópolis, MT, Brasil.

Carlos Alberto Viliotti, Universidade Federal de Mato Grosso

Engº Agrícola, Prof. Associado do Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, UFMT, Campus Universitário de Rondonópolis, Rondonópolis, MT, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-06-13

Como Citar

Baraviera, C. M. de C., Mion, R. L., Zanetoni, H. H. R., Aguero, N. F., Bassini, R. T., & Viliotti, C. A. (2017). Placas de raspagem nas plataformas de colheita picker vrs e perdas qualitativas e quantitativas de algodão. Semina: Ciências Agrárias, 38(3), 1169–1178. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1169

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)