Pontos críticos e magnitude de impacto na linha de beneficiamento: efeito no amadurecimento e qualidade de peras 'Packham´s Triumph'

Autores

  • Josiane Pasini Instituto Federal de Educação
  • Lucimara Rogéria Antoniolli Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Renar João Bender Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1265

Palavras-chave:

Pyrus communis L, Força G, Injúria mecânica, Linha de classificação e beneficiamento.

Resumo

Peras apresentam epiderme muito sensível e são propensas aos sinais de danos mecânicos, que resultam em qualidade visual reduzida e baixa aceitação dos consumidores. O objetivo deste trabalho foi identificar os pontos críticos e a magnitude dos impactos em uma linha de beneficiamento e classificação de frutas em uma casa de embalagem comercial. Também foi avaliado o efeito das lesões sobre o amadurecimento e a qualidade de peras ‘Packham’s Triumph’, mantidas sob refrigeração. A linha de beneficiamento e classificação foi avaliada quanto aos pontos de transferência, altura de queda das frutas e material de superfície de queda, permitindo obter a aceleração máxima em cada ponto. Os valores de aceleração máxima foram reproduzidos em laboratório com peras ‘Packham’s Triumph’, para avaliar seus efeitos na qualidade das frutas após armazenamento refrigerado. Quatro pontos críticos foram observados na linha de beneficiamento e classificação: da esteira rolante para o elevador de roletes, do elevador de roletes para a rampa de lavagem com escovas rotativas, na entrada do singulador, ao final da esteira rolante, e na queda do calibrador para a mesa de embalagem. Durante o armazenamento refrigerado ocorreu o amadurecimento de peras ‘Packham’s Triumph’, independente do tratamento de dano mecânico por impacto aplicado. Os danos mecânicos por impacto, nas condições testadas, não afetam a qualidade de peras ‘Packham’s Triumph’ mantidas por até 120 dias de refrigeração, seguidos por cinco dias em temperatura ambiente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josiane Pasini, Instituto Federal de Educação

Profa M.e, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, IFRS, Bento Gonçalves, RS, Brasil.

Lucimara Rogéria Antoniolli, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Pesquisadora, Drª, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Centro Nacional de Pesquisa Uva e Vinho, Bento Gonçalves, RS, Brasil.

Renar João Bender, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Prof. Dr., Departamento de Horticultura e Silvicultura, Faculdade de Agronomia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-06-13

Como Citar

Pasini, J., Antoniolli, L. R., & Bender, R. J. (2017). Pontos críticos e magnitude de impacto na linha de beneficiamento: efeito no amadurecimento e qualidade de peras ’Packham´s Triumph’. Semina: Ciências Agrárias, 38(3), 1265–1276. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1265

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)