Crescimento, acúmulo de íons e produção de tomateiro irrigado com água salina

Autores

  • Antonio Lucineudo Oliveira Freire Universidade Federal de Campina Grande
  • Vlaminck Paiva Saraiva Universidade Federal da Paraíba
  • José Romilson Paes Miranda Universidade Federal de Campina Grande
  • Genildo Bandeira Bruno Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4Sup1p1133

Palavras-chave:

Salinidade, Nutrição mineral, Tolerância à salinidade

Resumo

O tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill.) é uma das hortaliças mais consumidas no mundo. No Estado da Paraíba, sua produtividade encontra-se abaixo da média nacional e a salinidade é um dos fatores que têm contribuído para isso. Esse trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos da salinidade no crescimento, na nutrição mineral e na produção de duas cultivares de tomateiro rasteiro. Foram estudadas as cultivares Santa Adélia e Meia Estaca, irrigadas com água apresentando condutividades elétricas de 0,4; 1,5; 3,0; 4,5 e 6,0 dS m-1, constituindo um fatorial 2x5, com 3 repetições. Analisaram-se a massa seca da parte aérea e das raízes, a taxa de crescimento relativo, os teores foliares de N, K, Ca, Mg, S e Na, e a produção de frutos. Observou-se que a salinidade reduziu a massa seca da parte aérea nas plantas da cultivar Santa Adélia. As cultivares apresentaram comportamento diferenciado quanto aos teores dos nutrientes nas folhas. A salinidade reduziu a produção de frutos. A cultivar Meia Estaca foi mais tolerante à salinidade do que a Santa Adélia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio Lucineudo Oliveira Freire, Universidade Federal de Campina Grande

Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal da Paraíba (Areia-PB, com Mestrado em Fisiologia Vegetal pela UFLA (Lavras-MG) e Doutorado em Produção Vegetal pela UNESP, Campus de Jaboticabal-SP.

Professor de Fisiologia vegetal no Curso de Engenharia Florestal da UFCG (Patos-PB), atuando nas áreas de Fisiologia de plantas sob condições adversas de solo, água e luz.

Vlaminck Paiva Saraiva, Universidade Federal da Paraíba

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, EMATER, Picuí-PB.

José Romilson Paes Miranda, Universidade Federal de Campina Grande

Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Pombal-PB.

Genildo Bandeira Bruno, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Areia-PB. (in memorian).

Downloads

Publicado

2011-02-09

Como Citar

Freire, A. L. O., Saraiva, V. P., Miranda, J. R. P., & Bruno, G. B. (2011). Crescimento, acúmulo de íons e produção de tomateiro irrigado com água salina. Semina: Ciências Agrárias, 31(4Sup1), 1133–1144. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4Sup1p1133

Edição

Seção

Artigos