Imunoensaios: uma alternativa para a detecção de fungos toxigênicos em alimentos

Autores

  • Paula Garcia Meirelles Universidade Estadual de Londrina
  • Luciana Biazon Universidade Estadual de Londrina
  • Mario Augusto Ono Universidade Estadual de Londrina
  • Elisa Yoko Hirooka Universidade Estadual de Londrina
  • Elisabete Yurie Sataque Ono Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n4p613

Palavras-chave:

Imunoensaios, Fungos toxigênicos, Detecção de fungos, Imunodetecção.

Resumo

O monitoramento constante da contaminação fúngica é imprescindível para assegurar a qualidade e segurança dos alimentos, reduzindo as perdas econômicas, assim como os riscos à saúde humana e animal. Os métodos tradicionais de identificação e detecção de fungos (cultivo em diversos meios, exame microscópico e análises bioquímicas) geralmente consomem muito tempo e exigem pessoal com experiência. Os imunoensaios, particularmente os ensaios imunoenzimáticos, constituem uma alternativa promissora aos métodos tradicionais devido à alta sensibilidade, especificidade, reprodutibilidade e potencial como método rápido de controle de qualidade. Dentre os ensaios imunoenzimáticos, aqueles baseados em exoantígenos são os mais empregados na resolução de problemas taxonômicos, detecção e identificação de fungos toxigênicos. Nesta revisão serão abordados conceitos básicos de imunoensaios, métodos de detecção de fungos, assim como diversos ensaios imunoenzimáticos para a detecção de fungos toxigênicos em alimentos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paula Garcia Meirelles, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Londrina.

Luciana Biazon, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Londrina.

Mario Augusto Ono, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental – Departamento de Ciências Patológicas / CCB/UEL.

Elisa Yoko Hirooka, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos – Departamento de Tecnologia de Alimentos e Medicamentos/CCA/ UEL.

Elisabete Yurie Sataque Ono, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do Departamento de Bioquímica e Biotecnologia/CCE/UEL, CampusUniversitário.

Downloads

Publicado

2006-07-30

Como Citar

Meirelles, P. G., Biazon, L., Ono, M. A., Hirooka, E. Y., & Ono, E. Y. S. (2006). Imunoensaios: uma alternativa para a detecção de fungos toxigênicos em alimentos. Semina: Ciências Agrárias, 27(4), 613–628. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n4p613

Edição

Seção

Artigos de revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>