Encefalomielite congênita em bezerro associada ao Neospora caninum no estado do Paraná, Brasil

Autores

  • Ana Paula Millet Evangelista dos Santos Faculdades Luiz Meneghel
  • Italmar Teodorico Navarro Universidade Estadual de Londrina
  • Odilon Vidotto Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Paula F. Rodrigues Loureiro Bracarense Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n1p111

Palavras-chave:

Neospora caninum, Encefalomielite, Bezerro, Imunoistoquímica.

Resumo

Um bezerro da raça Jersey, macho, de 21 dias de vida, com opistótono, apatia e paresia de membros posteriores, desde o nascimento, foi encaminhado ao Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina, Paraná-Brasil, para avaliação. Após a eutanásia o bezerro foi submetido à necropsia e fragmentos de córtex cerebral, da região cervical da medula espinhal, coração, fígado e pulmão foram colhidos para exames histológicos e virológicos. Nenhum agente viral foi isolado nos tecidos do bezerro. No exame histológico foram observados cistos de protozoário ovóides e circulares de diversos tamanhos no cérebro e medula espinhal. Estes cistos mostraram reação positiva na imunoistoquímica (IHQ) para o N. caninum e também para o T.gondii. Amostras de soros colhidas da mãe do bezerro também apresentaram sorologia positiva para N. caninum, T. gondii, BHV-1 e VBVD. Os resultados da sorologia materna, da IHQ, os achados histopatológicos e sinais clínicos que o bezerro apresentava sugerem o envolvimento do Neospora caninum no caso. Este é o primeiro relato de neosporose congênita em bezerro no estado do Paraná-Brasil.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Millet Evangelista dos Santos, Faculdades Luiz Meneghel

Departamento de Medicina Veterinária e Produção Animal, Faculdades Luiz Meneghel (FFALM), Bandeirantes-PR, Brasil.

Italmar Teodorico Navarro, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Universidade Estadual de Londrina (DMVP-UEL), Londrina-PR, Brasil.Campus Universitário.

Odilon Vidotto, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Universidade Estadual de Londrina (DMVP-UEL), Londrina-PR, Brasil.Campus Universitário.

Ana Paula F. Rodrigues Loureiro Bracarense, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Universidade Estadual de Londrina (DMVP-UEL), Londrina-PR, Brasil.Campus Universitário.

Downloads

Publicado

2006-06-30

Como Citar

Santos, A. P. M. E. dos, Navarro, I. T., Vidotto, O., & Bracarense, A. P. F. R. L. (2006). Encefalomielite congênita em bezerro associada ao Neospora caninum no estado do Paraná, Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 27(1), 111–114. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n1p111

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >>