Avaliação microbiológica da água consumida nos bebedouros da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, Paraná, Brasil

Autores

  • Dauton Luiz Zulpo Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Jaidson Peretti Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Leandro Mortean Ono Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • João Luis Garcia Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n1p107

Palavras-chave:

Coliforme total, Coliforme fecal, Água, Qualidade.

Resumo

A água é o principal elemento para os seres vivos, podendo ser também uma potencial via de transmissão de inúmeras doenças. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade Microbiológica da água destinada ao consumo humano de bebedouros da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Foram colhidas 47 amostras de água de bebedouros localizados nos diversos departamentos da universidade. Utilizou-se o método de fermentação em tubos múltiplos que determina o Número Mais Provável (NMP) de bactérias coliformes totais e fecais/100 mL. Os resultados revelam 4/47 (8,5%) amostras positivas para coliformes, totais e 1/47 (2%) para coliformes fecais. Considerando a legislação vigente conclui-se que em três bebedouros a água, sob o ponto de vista bacteriológico, estava imprópria para o consumo humano.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dauton Luiz Zulpo, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Guarapuava, PR, Brasil.

Jaidson Peretti, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Guarapuava, PR, Brasil.

Leandro Mortean Ono, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Acadêmico do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Guarapuava, PR, Brasil.

João Luis Garcia, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Laboratório de Microbiologia e Imunologia, Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Centro-Oeste –UNICENTRO. Guarapuava, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2006-06-30

Como Citar

Zulpo, D. L., Peretti, J., Ono, L. M., & Garcia, J. L. (2006). Avaliação microbiológica da água consumida nos bebedouros da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, Paraná, Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 27(1), 107–110. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n1p107

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>