Adubação nitrogenada em cobertura para produção de trigo duplo propósito em sistema Integrago de Produção Agropecuária

Autores

  • Éderson Luis Henz Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Sergio Gois Almeida Universidade Federal de Santa Maria
  • João Pedro Velho Universidade Federal de Santa Maria
  • José Laerte Nörnberg Universidade Federal de Santa Maria
  • Leandro das Dores Ferreira da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Fernando Luiz Massaro Junior Universidade Estadual de Londrina
  • Geisi Loures Guerra Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1679

Palavras-chave:

Carne, Fertilidade, Grão, Integração lavoura-pecuária, Leite, Pastagem.

Resumo

Atualmente, há inúmeros arranjos de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, em função, das particularidades de cada região e/ou empresa rural. A utilização de espécies de duplo propósito como, por exemplo, o trigo BRS Tarumã® intensifica ainda mais o sistema, pois há produção vegetal-animal em curto espaço de tempo. Objetivou-se avaliar a produção e a composição bromatológica de pastagens de trigo duplo propósito manejadas com diferentes DAN nos períodos de espigueta terminal (ET) e antese (AN), almejando produção vegetal (pastagem e grão) e animal (leite e/ou carne). Utilizou-se delineamento experimental de blocos casualizados com cinco tratamentos (0, 75, 150, 225 e 300 Kg de N ha-1, sob a forma de nitrato de amônia) e quatro repetições. Os valores médios de biomassa antes do primeiro e do segundo pastejo foram respectivam ente de: 2.164 e 2.127 Kg de MS por hectare e os resíduos da ordem de 824 e 1.772 Kg de MS por hectare e a taxa de acúmulo diária média entre os dois pastejos foi 86 Kg de MS por hectare em 17 dias de intervalo. As variáveis número de espigas por metro quadrado, número de grão por metro quadrado, peso de mil grãos, peso do hectolitro e produção de grãos não diferiram (P>0,05) entre os tratamentos. A adubação nitrogenada aumentou linearmente (P=0,0017) o tamanho das espigas, em função das doses de nitrogênio. Para a variável acamamento houve aumentou linear (P=0,0001), evidenciando a susceptibilidade da cultura para elevadas doses de nitrogênio. A aplicação de doses de adubação nitrogenada em trigo duplo propósito pastejado antes dos estádios de espigueta terminal e antese não influencia nas variáveis de rendimento de grão. A adubação nitrogenada em trigo duplo propósito deve ser fracionada no perfilhamento e após cada pastejo aumentando a taxa de remobilização do nitrogênio pela cultura.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Éderson Luis Henz, Universidade Estadual de Londrina

Discente do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Paulo Sergio Gois Almeida, Universidade Federal de Santa Maria

Prof. Adjunto, Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas, Campus de Palmeira das Missões, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Palmeira das Missões, RS, Brasil.

João Pedro Velho, Universidade Federal de Santa Maria

Prof. Adjunto, Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas, Campus de Palmeira das Missões, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Palmeira das Missões, RS, Brasil.

José Laerte Nörnberg, Universidade Federal de Santa Maria

Prof. Associado, Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos, UFSM, Campus de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Leandro das Dores Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr. Associado, Departamento de Zootecnia, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Fernando Luiz Massaro Junior, Universidade Estadual de Londrina

Dr., Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, UEL, Londrina, PR.

Geisi Loures Guerra, Universidade Estadual de Londrina

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, UEL, Londrina PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-06-22

Como Citar

Henz, Éderson L., Almeida, P. S. G., Velho, J. P., Nörnberg, J. L., Silva, L. das D. F. da, Massaro Junior, F. L., & Guerra, G. L. (2016). Adubação nitrogenada em cobertura para produção de trigo duplo propósito em sistema Integrago de Produção Agropecuária. Semina: Ciências Agrárias, 37(3), 1679–1688. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1679

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.