Aspectos epidemiológicos e microbiológicos dos surtos residenciais de doenças transmitidas por alimentos no Estado do Paraná, Brasil

Autores

  • Gustavo Olivo Perlin Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso
  • Cassio Marques Perlin Secretaria de Saúde de Ponta Grossa
  • Lisiane Almeida Martins Universidade Paranaense

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n6p4051

Palavras-chave:

Cuidados domiciliares em saúde, Doenças transmitidas por alimentos, Educação em saúde, Micro-organismos, Staphylococcus coagulase positiva.

Resumo

Doenças transmitidas por alimentos representam mundialmente elevados custos à saúde pública e à cadeia produtiva de alimentos. Boa parte da população desconhece os requisitos à segurança dos alimentos tornando as cozinhas domésticas fontes de contaminação e propagação de doenças. Os hábitos alimentares e o perfil dos manipuladores nestes locais norteiam o planejamento da vigilância e educação da população. O presente trabalho descreve os aspectos epidemiológicos e microbiológicos dos surtos residenciais de doenças transmitidas por alimentos no Estado do Paraná, a partir da base de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação.  No período de 2008 a 2012 foram notificados 357 surtos, dos quais 210 (58,82%) pelos municípios abrangidos pelas Regionais de Saúde com sede em Curitiba, Cascavel e Pato Branco, com destaque ao aumento de notificação nos anos de 2011 e 2012, que coincide com a sensibilização dos profissionais envolvidos por meio de capacitações. Destacam-se altas porcentagens de surtos residenciais (44%) pelo consumo de alimentos inseguros (36,15%), contaminados por cepas de Staphylococcus coagulase positiva (36,23%) e normalmente a base de carnes e seus derivados (59,57%), sugerindo a intensificação e integralidade das políticas públicas na educação da população quanto aos princípios de higiene na aquisição, manipulação, preparação, conservação e consumo dos alimentos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gustavo Olivo Perlin, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso

Médico Veterinário, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso, Sorriso, MT, Brasil.

Cassio Marques Perlin, Secretaria de Saúde de Ponta Grossa

Farmacêutico, Secretaria de Saúde de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, Brasil.

Lisiane Almeida Martins, Universidade Paranaense

Médica Veterinária, Profª, Pós-Graduação em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos, Universidade Paranaense, UNIPAR, Umuarama, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Perlin, G. O., Perlin, C. M., & Martins, L. A. (2016). Aspectos epidemiológicos e microbiológicos dos surtos residenciais de doenças transmitidas por alimentos no Estado do Paraná, Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 37(6), 4051–4062. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n6p4051

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)